Os Munduruku, os Wai Wai e o português acadêmico
uma conversa sobre dificuldades, superações e ações afirmativas linguísticas
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v11n1.p23Palabras clave:
Português indígena, Português acadêmico, Ações afirmativas linguísticas na universidade, Graduandos Munduruku e Wai WaiResumen
Apresentamos, neste trabalho, os resultados de uma pesquisa sobre os desafios relacionados ao português acadêmico que impactam a permanência de graduandos Munduruku e Wai Wai na Universidade Federal do Oeste do Pará assim como as estratégias que usam/usaram para driblar os problemas a fim de atenderem às práticas de letramento exigidas neste ambiente. Os dados que serviram de base para descrição e reflexão sobre o tema foram obtidos por meio de entrevistas junto a quatro estudantes de cada povo. A análise do conteúdo de suas falas mostra que, além de falantes de suas línguas maternas, têm fluência na língua portuguesa, mas manifestam dificuldades para interagir na variedade português acadêmico. Apesar disso, são resistentes, resilientes e ativos: adotam diversas alternativas para permanecer na universidade e apontam ações que a instituição poderia adotar para melhorar sua interação comunicativa.
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