Impasses com o artefato literário – teoria, academização da literatura e os critérios de valor

Entrevista com Fabio Akcelrud Durão

Autores/as

  • Felipe Santos da SILVA Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • José Carlos FELIX Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v7n1.p161

Palabras clave:

Entrevista, Fabio Akcelrud Durão, Literatura na universidade

Resumen

Fabio Akcelrud Durão é professor de Teoria Literária na Unicamp e autor de O que é crítica literária (Parábola/Nankin, 2016), Essays Brazilian (Global South Press, 2016), Fragmentos Reunidos (Nankin, 2015), Modernism and Coherence (Peter Lang, 2008) e Teoria (literária) americana. Foi presidente de 2014 a 2016 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Atualmente é membro do Comitê de Assessoramento (AC) da área de Letras do CNPq. Nessa entrevista, o professor Fabio Durão discute o status do artefato literário e sua relação com o campo da teoria, estética, bem como os critérios de valor e a institucionalização da literatura na universidade. Durão propõe reflexões dos impasses entre leitor-textocrítico e que, por vezes, impossibilita lidar com o objeto literário adequadamente, isto é, apreendendo-o de modo mais autogerado e convertido nele mesmo. O professor defende o argumento de que é no processo de interpretação e com uma certa ingenuidade do leitor diante do texto literário que este último pode revelar sua potencialidade promovendo, assim, o funcionamento interno e efetivo deste...

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Felipe Santos da SILVA, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestrando do programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da UNEB. Graduado em Letras Língua Portuguesa e Literaturas pela mesma universidade. Desenvolve pesquisas relacionadas à Literatura brasileira, adaptação cinematográfica; metodologia do trabalho científico. Faz parte do corpo editorial da Fábrica de Letras (Crítica Cultural, UNEB - Campus II).

José Carlos FELIX, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professor permanente do programa de Pós-graduação em Crítica Cultural, graduado em Letras pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Docente Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Publicado

2019-07-15

Cómo citar

SILVA, F. S. da; FELIX, J. C. Impasses com o artefato literário – teoria, academização da literatura e os critérios de valor: Entrevista com Fabio Akcelrud Durão. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 7, n. 1, p. 161–170, 2019. DOI: 10.30620/gz.v7n1.p161. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/7352. Acesso em: 23 nov. 2024.