Contribuições dos novos estudos do letramento para alfabetização de adultos
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v6n2.p195Palabras clave:
Letramento, Novos Estudos do Letramento, Contribuições, Alfabetização de Jovens e AdultosResumen
O presente artigo surge da insatisfação com os resultados obtidos na alfabetização de adultos da escola pública de uma comunidade de periferia. O letramento tem sido pesquisado por muitas e diferentes teorias e teóricos por muitos anos e mais recentemente, o foco desses estudos tem se transportado da mente do indivíduo para a prática social na qual os indivíduos participam, ou seja, práticas de leitura e escrita em diferentes contextos sejam educacionais ou sociais. Este artigo se propõe a identificar as contribuições dos chamados “Novos Estudos do Letramento”, para a alfabetização de adultos. Portanto, a primeira razão que justificaria esse estudo é a necessidade de se aprofundar nos estudos sobre letramento e suas variadas nuances e identificar contribuições dessa ideologia (doravante NLS – New Literacy Studies). Esse contexto foi discutido a partir das abordagens de autores como STREET, KLEIMAN, SOARES, entre outros, que ofereceram bases valiosas para quem quer se enveredar pelos caminhos da educação da Educação pública. Os Novos Estudos do Letramento é um campo teórico que pode contribuir, através dos seus fundamentos, para a práxis pedagógica daqueles envolvidos com o ensino de Jovens e Adultos.
[Recebido: 31 out. 2017 – Aceito: 4 dez. 2018]
Descargas
Citas
AGUIAR, R. H. A. Educação de Adultos no Brasil: políticas de(des)legitimação. Tese de Doutorado. Orientação Lúcia Mercês de Avelar. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2001.
BARTON, D.; HAMILTON, M. Literacy practices. In: BARTON, D.; HAMILTON, M.;IVANIC, R. (Eds.). Situated Literacies: Reading and writing in context. London: Routledge, 2000, p. 7-15.
BORDAN, R. & BILKEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
DI PIERRO, M. C; GRACIANO, M. A Educação de Jovens e Adultos no Brasil: informe apresentado à oficina regional da UNESCO para América Latina y Caribe. São Paulo: Ação Educativa – Assessoria, Pesquisa e Informação, 2003. http://www.acaoeducativa.org.br/downloads/relorealc.pdf. Acesso em: 30 agos 2017.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2016. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2007/2014. Disponível em: http//www.brasilemsintese.ibge.gov.br. Acesso em: 15 out 2017.
IBOPE- Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística. 2016. Disponível em: http://g1.globo.com/bom-diabrasil/noticia/2016/02/analfabetismo-ainda-atinge-27-dosbrasileiros-e-desafios-sao-grandes.html. Acesso em: 22 out 2016.
JUNG, N. M. Identidades sociais na escola: gênero, etnicidade, língua e as práticas de letramento em uma comunidade rural multilíngue. 2003. Tese (Doutorado em Letras).
KLEIMAN, A. B. Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Cefiel – Unicamp. 2005.
KLEIMAN, A. Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n.2, p. 375-400, 2010.
KLEIMAN, A. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 1-25, 2007.
KLEIMAN, A. Os significados do letramento. Campinas: Mercado das Letras, 1995.
KLEIMAN, A.(Org.) Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2005.
KLEIMAN, A.(Org.). Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: . (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
STREET, B. Abordagens Alternativas ao Letramento e Desenvolvimento, Apresentado durante a Teleconferência Unesco Brasil sobre “Letramento e Diversidade”, 2003. Disponível em: http://docslide.com.br/documents/street-traduzido.html. Acesso em: 20 out. 2016.
STREET, B. Literacy Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 49-70, dez. 2002 Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 03 maio 2018.
STREET, B. Academic literacies approaches to genres? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n.2, p. 347-361, 2010.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.