Redação Matemática
uma proposta para o desenvolvimento do raciocínio matemático
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v6n2.p181Palabras clave:
Linguagem, Ensino de Matemática, Escrita Matemática, Resolução de ProblemasResumen
O presente artigo tem por objetivo verificar se, no ensino de Matemática, a escrita é utilizada para o desenvolvimento do raciocínio bem como na de aquisição dos conteúdos e conceitos matemáticos. E de que forma, se é utilizada, pode produzir efeitos e sentidos na compreensão da linguagem matemática. Para fundamentar a pesquisa, buscaram-se referenciais teóricos relevantes da leitura e da escrita no ensino da matemática e construiu um breve histórico dos primeiros indícios da utilização dessa ciência na antiguidade. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo por compreender atividades de investigação como um processo de percepção e explicação das relações sociais e sua dinâmica. Verificou-se que a leitura na sala de aula de Matemática é pouco utilizada e que a escrita dos conceitos e códigos matemáticos utilizados na resolução de problemas veiculados à língua portuguesa se torna indispensável.
[Recebido: 31 out. 2017 – Aceito: 4 dez. 2018]
Descargas
Citas
ALMEIDA, G. A Produção de Textos nas séries iniciais: Desenvolvendo as competências de escrita. 2 ed. Rio de Janeiro: Wak, 2006.
CUNHA, U. Leitura e escrita no ensino fundamental, (res) significando o trabalho com gêneros textuais. Bahia, Ed. 1, 2010.
GOULART, C. Letramento e polifonia: um estudo de aspectos discursivos do processo de alfabetização. Rio de Janeiro: n. 18, 2001.
MACHADO, N. Matemática e Língua Materna: analise de uma impregnação mútua. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Campinas: v. 23, 2002.
STREET, B. Os novos estudos sobre letramento: histórico e perspectivas. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.