O riso e sua relação de poder com a linguagem
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v6n2.p69Palabras clave:
Cômico, Linguagem, Oralidade, Riso Crítico, Variação LinguísticaResumen
O presente artigo trata sobre o riso crítico e as relações de poder que são expostas por meio dele, sendo esse um instrumento que tem tendência a conservar as atitudes e costumes de determinado grupo social. Para compreender o riso foi discutido como ele se constrói, a forma em que ele se baseia no estranhamento e seus efeitos corretivos em sua expressão. Para considerar esse movimento do riso foi escolhida a variação linguística para demonstrar a interação entre grupos e como o riso contribui no processo de influência da maioria política daqueles que possuem mais prestígio. O objetivo é relacionar como o riso é utilizado para controlar comportamentos sociais, em especial as atitudes referentes ao uso da linguagem/oralidade, que foge dos padrões socialmente construídos, apresentando as relações sociais que o cercam. Este trabalho foi realizado com base numa revisão bibliográfica acerca de trabalho publicados por autores da sociologia, das artes cênicas, da linguística, para compreender as relações de poder na construção do cômico.
[Recebido: 31 out. 2017 – Aceito: 4 dez. 2018]
Descargas
Citas
BAGNO, M. Preconceito Linguística: o que é, como se faz. 49 ed. São Paulo: Loyola, 2007.
BERGSON, H. O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CARVALHO, J.R. Riso e as relações de Poder nos textos de humor. Vol. 5 (N/I): Revista Fórum identidades. 2009.
GNERRE, M. Linguagem, escrita e poder. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
LEITE, M. Q. Variação Linguística: dialetos, registros e norma linguística. In: SILVA, L. A. da. A língua que falamos. Português: história, variação e discurso. São Paulo: Globo, 2005.
PINKER, S. O. Instinto da Linguagem: Como a mente cria a linguagem. Trad. Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
TARALLO, F. A pesquisa sociolinguística. São Paulo: Editora Ática, 2007.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e Interação: Uma proposta para o ensino de gramática. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.