O entendimento sobre educação e escola na favela
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v5n1.p107Palabras clave:
Análise do Discurso, Capitalismo, Sistema educacionalResumen
Com este trabalho, objetiva-se pensar discursivamente sobre a influência do capitalismo nas formações ideológicas que atravessam discursos circulantes na escola e naquilo que historicamente determina o modo de funcionamento do sistema educacional brasileiro. Para isso, nos filiamos às formulações teóricas da Análise do Discurso francesa (PÊCHEUX, 2009[1975]), uma disciplina que trabalha com uma relação indissociável entre língua, história e teoria do discurso, atravessadas por uma teoria do sujeito de base psicanalítica. Tal relação se constrói pela necessária reterritorialização de determinados conceitos, entre os quais os de sujeito, sentido e ideologia. Desse modo, é possível discutir a constituição de um sistema excludente, a fim de produzir questões que possam conduzir-nos a avanços no que concerne à elaboração de propostas de intervenção.
[Recebimento: 08 ago. 2016 – Aceito: 31 out. 2016]
Descargas
Citas
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1989.
NÓVOA. António. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Livreto publicado pelo Sindicato dos Professores de São Paulo, 2007.
SOUZA, Jesse. Ralé brasileira : quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.