Pisadinha do Pé Firme
Reescrevendo outros letramentos
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v3n2.p249Palabras clave:
Letramentos múltiplos, Pisadinha do Pé Firme, Práticas de letramentoResumen
Este artigo apresenta parte da pesquisa, ainda em andamento sobre os eventos e as práticas de letramentos no grupo de samba de roda Pisadinha do Pé Firme. Tem como objetivo relacionar as práticas de letramento existentes no grupo de samba de roda Pisadinha do Pé Firme aos letramentos múltiplos, situando essa discussão numa esfera cultural. Para tanto, dialogaremos com dois autores, Roxane Rojo (2009) e Brian Street (2007), os quais enfatizam o conceito de letramentos múltiplos, para explicar o fato de que, no cotidiano, há uma diversidade de práticas culturais e sociais de leitura e escrita.
[Recebido: 25 out. 2015 – Aceito: 20 nov. 2015]
Descargas
Citas
BÁ, Amadou Hampaté. Tradição Viva In: História Geral da África: metodologia e pré-história da África. São Paulo: Ática/ Paris, Unesco, 1982.
CASTILLO, Lisa Earl. Entre a oralidade e a escrita. A etnografia nos candomblé da Bahia. Salvador: EDUFBA, 2008. p. 23-99.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 50. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
KLEIMAN, Ângela. Os significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita (Org.). Campinas: Mercado de Letras, 2005.
PEREIRA, Áurea da Silva. Percursos da Oralidade e Letramento na comunidade de Saquinho, município de Inhambupe, BA. 2008. 190f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. Departamento de Educação – Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2008.
ROXO, Roxane. Letramentos Múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
STREET, Brian. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Revista de Filologia e Linguística Portuguesa da Universidade de São Paulo, n. 8, p. 465-488, 2007.
SOUZA, Ana Lúcia Silva Souza. Letramento de resistência: poesia, grafite, música, dança: HIP-HOP. São Paulo Editorial, 2011.
GRANDO, Katlen Böhm. O letramento a partir de uma perspectiva teórica: origem do termo, conhecimento e relações com a escolarização. In: IX ANPED – Seminário de Pesquisa em Educação da Região do Sul. 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/3275/235. Acessado em 21/10/2015.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.