Letramento literário
Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v3n2.p141Palabras clave:
Concepções e Práticas literárias, Estética da recepção, Leituras intertextualizadas, Letramento literárioResumen
O presente artigo reúne reflexões acerca da pesquisa de mestrado do PROFLETRAS, vinculada ao Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), que teve como foco principal o ensino e a aprendizagem escolar da leitura literária, pelo viés do letramento literário. O objetivo deste trabalho é socializar os resultados de nossa pesquisa, a qual buscou elaborar e propor novas práticas de leitura da literatura, com vistas à constituição de uma proposta de letramento literário em uma escola pública do Município de Cascavel-PR. A pesquisa, ao ter problematizado questões que envolvem a importância da leitura literária na formação dos sujeitos, abordou, também, temáticas acerca das metodologias de ensino de literatura; especialmente para os anos iniciais do Ensino Fundamental, o qual carece, ainda, de uma abordagem mais específica para o tratamento do texto literário em sala de aula.
[Recebido: 03 out. 2015 – Aceito: 03 nov. 2015]
Descargas
Citas
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. v. 24, n. 9, São Paulo: Ciência e Cultura, 1972.
COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
FILLOLA, A. M. Literatura Comparada e Intertextualidad. Madrid: Editorial La Muralla, 1994.
GERALDI, J, W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.
GERALDI, J, W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.
KRISTEVA, J. Introdução à semanálise. 2. ed. Trad. Lúcia Helena França Ferraz. São Paulo: Perspectiva, 2005.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
PAIVA, J. Literatura e Neoleitores jovens e adultos – encontros possíveis no currículo? In: PAIVA, A.; MARTINS, A.; PAULINO, G. & VERSIANI, Z. (Org.). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces – o jogo do livro. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SOARES, M. Letramento e escolarização. In RIBEIRO, V. M. (Org). Letramento no Brasil. Reflexões a partir do INAF 2001. 2 ed. São Paulo: Global, 2003. p. 89-114.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
THIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.