Laboratório de formas: território e desterritorialização na publicação independente do livro
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v2n1.p71Palabras clave:
Deleuze e Guattari, Literatura Contemporânea, Livros, Publicação independenteResumen
Este artigo busca lançar um olhar para a experiência desenvolvida pelo projeto Mostra Conta Salvador, projeto de publicação focado em escritores baianos, que atuam no mercado editorial de forma independente, por meio da edição em formato livreto, lançamento e disponibilização das obras para o público. Busca-se discutir a produção literária contemporânea, por meio de novas formas de expressão do livro e do gênero literário conto. Parte-se de uma observação do livro como um objeto vinculado à comunicação de massa e suas interações, bem como para um olhar rizomático. Nesse sentido, busca-se enfatizar que o projeto em tela explora conformações do livro que se dissocia dos protocolos vigentes de produção e realização em literatura, apontando para a importância da produção literária independente, aproximando-se de outras expressividades contemporâneas que também exploram a publicação independente.
Descargas
Citas
ADORNO, T. W. A indústria cultural (reconsiderada). In: Theodor W. Adorno. Cohn, G (Org). São Paulo: Editora Ática, 1994.
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997. p.283-350.
DELEUZE, G., GUATTARI, F. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Coordenação da tradução Ana Lúcia de Oliveira. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
DELEUZE, G., GUATTARI, F. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Munoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DELEUZE, G., GUATTARI, F. Kafka: por uma literatura menor. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Imago, 1977.
FERREIRA, Jerusa Pires. Cultura das bordas: edição, comunicação, leitura. São Paulo: Ateliê Editorial, 2010.
SANTIAGO, Silviano. O cosmopolitismo do pobre: crítica literária e crítica cultural. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.