As gatimanhas do medo e da ironia
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v1n2.p89Palabras clave:
Gato, Medo, Ironia, Comportamento humanoResumen
O objetivo deste trabalho sustenta-se no estudo das representações do gato na literatura, sobretudo no que se refere à sua relação com o medo e a ironia. Estes desnudam o comportamento humano, à revelia das mazelas sociais e do poder instituído pelo capitalismo. Para entender as singularidades desse processo, buscar-se-á suas nuances mediante a análise do conto “O Gato Preto”, de Edgar Allan Poe, e do poema “Gato ao Crepúsculo”, de Millôr Fernandes, sendo o primeiro estampa do medo e o segundo matéria de fina ironia. Assim, balizado por essas obras, espera-se demonstrar convergências e divergências entre o medo e a ironia, utilizando, para tal, a simbólica ambivalência do gato.
Descargas
Citas
BRITO, Antonieta. Edgar Allan Poe: elementos de religiosidade no narrador do conto “O gato preto”. Disponível em: http://www4.uninove.br/ulisses/inove/pdf/antonieta_soares_de_brito_8A3_2004.pdf.
CHAUÍ, Marilena. Sobre o medo. In: NOVAES, Adauto (Org.). Os sentidos da paixão. São Paulo: Cia. das Letras, 2009, p. 33-82.
DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente: 13001800. Uma cidade sitiada. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.
FERNANDES, Millôr. Gato ao Crepúsculo. In: Poesia sobre gatos. Disponível em: http://www.blocosonline.com.br. Acesso em: 17 de maio de 2013.
LIMA, Maria Antônia. O terror na Literatura norte-americana. Lisboa: Editora Universitária, 2008 (2 v.).
MUECKE, D. C. Ironia e irônico. São Paulo: Perspectiva, 1995. (Coleção Debates).
NOVAES, Adauto (Org.). Ensaios sobre o medo. São Paulo: SENAC São Paulo, 2007.
POE, Edgar Allan. Ficção completa, poesia e ensaios. Trad. Oscar Mendes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2001.
POE, Edgar Allan. Histórias extraordinárias. Seleção e trad. José Paulo Paes. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
ROMÃO, Sídnei Cursino Guimarães. Piada e poesia: gêneros similares?! Trabalho feito como exigência da disciplina “Seminário Tópico Variável em Gêneros e Tipos Textuais: a dimensão da textualidade e a realização dos tipos textuais”. UFMG, 2004.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.