Paródia pós-moderna e rizoma: o gótico em trânsito
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v1n1.p279Palabras clave:
Gótico contemporâneo, Pós-modernidade, Rizoma, Paródia pós-moderna, RebeccaResumen
O gótico contemporâneo pode ser compreendido como um fenômeno que extrapola as fronteiras da literatura e invade outras formas de expressão artística (SPOONER, 2006). Por isso, sua dimensão de rizoma faz dele um gênero que relativiza o valor do cânone e subverte a ideia de origem que perpassa a construção da historiografia literária. Rebecca, romance de Daphne du Maurier, é tomado como ponto de partida para uma análise da transfiguração do gótico literário em outros textos e em outras mídias. Apresentando-se sob o modelo rizomático de tradição, que a concebe em sua horizontalidade e inexistência ontológica, o romance faz do uso da paródia pós-moderna e do pastiche um meio de colocar em questionamento o processo de diálogo e subversão hierárquica que a pós-modernidade estabelece com a tradição.
Descargas
Citas
AUSTEN, Jane. Northanger Abbey. United Kingdom : Penguin, 2006.
BOTTING, Fred. Gothic. London : Routledge, 2005.
BRONTË, Charlotte. Jane Eyre. London : Penguin Classics, 1994.
CEIA, Carlos. Paródia. Edicionário de termos literários. Disponível em: http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=353&Itemid=2. Acessado em: 10/03/2013.
CEIA, Carlos. Pastiche. Edicionário de termos literários. Disponível em: http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=357&Itemid=2. Acessado em: 10/03/2013.
CEIA, Carlos. Pósmodernismo. Edicionário de termos literários. Disponível em: http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=386&Itemid=2. Acessado em: 01/08/2013.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa (Trads.). Rio de Janeiro: Editora 34, 2000.
DU MAURIER, Daphne. Rebecca. Lígia Pinheiro Caiuby e Monteiro Lobato (Trads.). São Paulo: Abril, 1981.
REBECCA. Produção: David O. Sleznick. Direção: Alfred Hitchcock. Estados Unidos, 1940. (125 min). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2oLtU9Sj8yo. Acessado em: 10/03/2013.
HORNER, Avril; ZLOSNIK, Sue. Daphne du Maurier: writing, identity and the gothic imagination. New York : Palgrave Macmillan, 1998.
HORNER, Avril; ZLOSNIK, Sue. Gothic and the comic turn. New York: Palgrave Macmillan, 2005.
HUTCHEON, Linda. Poética do pósmodernismo: história, teoria, ficção. Ricardo Cruz (Trad.). Rio de Janeiro: Imago, 1991.
JAMESON, Fredric. Pósmodernidade e sociedade de consumo. Vinícius Dantas (Trad.). Novos estudos, n. 12, p. 1626, 1985.
LYOTARD, JeanFrançois. A condição pósmoderna. Ricardo Corrêa Barbosa (Trad.). Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.
MEG & DIA. Rebecca. In: Something real. United States: Doghouse Records, 2006. 1 CD. (36 min). Faixa 6.
MODLESKI, Tania. The female uncanny: gothic novels for women. In: Loving with avengeance: massproduced fantasies for women. New York: Routledge, 2008. p. 5176.
MONTEIRO, Maria Conceição. Na aurora da modernidade: a ascensão dos romances gótico e cortês na literatura inglesa. Rio de Janeiro: Caetés, 2004.
PUNTER, David. The literature of terror: a history of gothic fictions from 1765 to the present day. London: Longman, 1996 (2 volumes).
RHYS, Jean. Wide Sargasso Sea. New York: Penguin, 2011.
RUSS, Joanna. Somebody’s trying to kill me and I think it’s my husband: the modern gothic. In: To write like a woman: essays in feminism and science fiction. Indiana: Indiana University Press, 1985. p. 94119.
SAGE, Victor et al. The gothick novel. Hong Kong: Macmillan Press LTD, 1990.
SNITOW, Ann Barr. Mass Market Romance: Pornography for Women is Different. Radical History Review, v. 20, 1979, p. 141161.
SPOONER, Catherine. Contemporary gothic. London: Reaktion Books, 2006.
TROUTMAN, John. Jane Eyre (part 3). 2012. Disponível em: http://litbrick.com/comic/janeeyrepart3. Acessado em: 10/03/2013.
VASCONCELOS, Sandra. Sentidos do demoníaco em José de Alencar. Ilha do desterro, v. 62, p. 271292, 2012.
WALPOLE, Horace. The castle of Otranto: a gothic story. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=1qtNAAAAMAAJ&pg=PR56&lpg=PR56&dq=the+castle+of+otranto+preface+second+edition&source=bl&ots=IceGtu4JW&sig=Ge8Be2CUedFv3FQh9Pso4SMz0pk&hl=ptBR&ei=q8iXTf_kMoWjtgeh5bGBDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=6&ved=0CEUQ6AEwBQ#v=onepage&q=the%20castle%20of%20otranto%20preface%20second%20edition&f=false. Acessado em: 01/04/2011.
WALSH, Steve. Rebecca. In: Glossolalia. United States : Magna Carta, 2000. 1 CD (52 min). Faixa 10.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.