Cultura dos fãs – profanações das novas curadorias musicais no pagode baiano a partir de cybercenas no youtube
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v1n1.p415Palabras clave:
Crítica cultural, Produção musical, YouTube, Pagode, Cultura dos fãsResumen
O presente texto trata da cultura de fãs dentro do cenário de curadoria musical instaurada pelo canal de compartilhamento YouTube no ambiente virtual a partir da perspectiva de estudos da Crítica Cultural. Buscamos problematizar os engendramentos, no que tange articulações simbólicas de linguagem, consumo e produção, desencadeados pelos novos meios de mediação e fruição estética das novas tecnologias.
Descargas
Citas
ALVES, Arivaldo de Lima. A Experiência do Samba na Bahia Práticas Corporais, Raça e Masculinidade. 2003.
BENJAMIN, W. Obras Escolhidas. Magia e técnica, arte e política (p. 167). São Paulo: Brasiliense, 5ª Ed. 1993.
BENJAMIN, W. Introdução à edição alemã (1982) Rolf Tiedemann. In: Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.
DELEUZE, Gilles. Em que se pode reconhecer o estruturalismo. In: A ilha deserta e outros textos. São Paulo. Iluminuras, 2006.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Introdução: Rizoma. In: Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira. 1995.
FELINTO, Erick. Think Different. Estilos de vida digitais e a cibercultura como expressão cultural. Disponível em: http://abciber.org/publicacoes/livro2/textos/?autor=Erick_Felinto.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
KERCKHOVE, Derrick de. A pele da cultura. São Paulo: Annablume, 2009. p. 1524, 6982, 199209.
LEMOS. André. Cibercultura: alguns pontos para compreender a nossa época. 2003. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/cibercultura.pdf.
LUKÁCS, Georg. O que é marxismo ortodoxo. In: História e consciência de classe. Trad. Rodnei Nascimento. Revisão da tradução: Karina Jannine. São Paulo. Martins Fontes. 2003.
SANTIAGO, Silviano. Cultura versus Arte. In: Declínio da arte a ascensão da cultura. Florianópolis: ABRALIC/ Letras Contemporâneas, 1998.
SARTRE, JeanPaul. Marxismo e existencialismo. In: Crítica da razão dialética: precedido por questões de método. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. Rio de Janeiro: DP e A, 2002.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.