Paisagens biográficas – imagens pós-coloniais – retratos culturais
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v1n1.p249Palabras clave:
Epistemologia, Artes Visuais, Paisagens BiográficasResumen
As imagens quase sempre foram pensadas numa ótica histórico-moderna: representações visuais de um conceito de belo e sujeito modernos. As imagens também sempre foram “vistas” a partir de estéticas hegemônicas. Diante disso, este trabalho propõe pensar as imagens de pinturas, por exemplo, a partir de uma ótica que as considera como imagens de lugares pós-coloniais. Se a América Latina tem histórico de loci geoculturais colonizados, em tempos e por colônias diferentes; não divergente o estado de Mato Grosso do Sul (locus de enunciação geográfico fronteiriço de onde formulo minhas reflexões a partir das pinturas de Wega Nery, Jorapimo, Henrique Spengler e Ilton Silva) também o tem. Portanto, se penso esse locus cultural sul-mato-grossense como pós-colonial, não deveria apoiarme noutra epistemologia erigidas da condição de sujeitos pós-coloniais para pensar as imagens constituídas das e pelas pinturas de artistas nascidos nesse lugar?
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