Jorge Amado e os estudos de uma cultura popular
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v10n1.p253Palabras clave:
Jorge Amado, Representação literária, Cultura popularResumen
Este artigo propõe-se a apresentar um breve diálogo entre a Geografia, a literatura e a cultura popular, a partir da tese em construção intitulada: Cartografias femininas da Cidade da Bahia: uma leitura do espaço geográfico amadiano (1960-1980), inspirada nas obras: Os pastores da noite (1964), Dona Flor e seus dois maridos (1966), Tereza Batista cansada de guerra (1972) e O Sumiço da santa: uma história de feitiçaria (1988). Autores como Lucília de Almeida Neves Delgado (2009), Edil Silva Costa (2005), Eneida Leal Cunha (2009), foram eleitos para problematizarmos algumas das discussões, por tratarem de noções como cultura, tempo, identidade, oralidade, memória e alguns dos seus desdobramentos. Por meio de relações de trabalho, políticas, culturais, simbólicas e afetivas, notar-se-á como estas construções operavam pelo viés da raça e do gênero, na produção de geografias existenciais na cidade de Salvador daquela época.
[Recebido em: 5 abr. 2022 – Aceito em: 11 out. 2022]
Descargas
Citas
AMADO, Jorge. A morte e a morte de Quincas Berro D’Água. 86. ed. Rio de Janeiro: Record, 1961.
AMADO, Jorge. Tereza Batista cansada de guerra. Bahia: Martins, 1972.
AMADO, Jorge. Dona Flor e seus dois maridos: história moral e de amor. 34. ed. Rio de Janeiro: Record, 1979.
AMADO, Jorge. Os pastores da noite. São Paulo: Cia das Letras, 2009.
AMADO, Jorge. O sumiço da santa: uma história feitiçaria. Romance baiano. São Paulo: Cia das Letras, 2010b.
AMADO, Jorge. Mar morto. São Paulo: Cia das Letras, 2012.
COSTA, Edil Silva. Comunicação sem reservas: ensaios de malandragem e preguiça. 2005. 236 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
COUTO, Mia. E se Obama fosse africano? E outras interinvenções. São Paulo: Cia das Letras, 2011.
CUNHA, Eneida Leal. A emergência da cultura e a crítica cultural. Cadernos de estudos culturais. Campo Grande, MS, v. 1, n. 2, p. 73-82, jul/dez. 2009.
DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral e narrativa: tempo, memória e identidades. História Oral, [S. l.], v. 6, 2009. DOI: 10.51880/ho.v6i0.62. Disponível em: https://www.revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/62. Acesso em: 31 jan. 2022.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Trad. Adriano Caldas. Rio de Janeiro: Fator, 1983.
HALL Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade. jul./dez e 1997. v. 22. p. 20.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.