Contribuições sócio-históricas do movimento negro

rasuras êpistemicas para uma pedagogia antirracista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v10n1.p183

Palabras clave:

Educação antirracista, Movimento negro, Desobediência epistêmica

Resumen

Neste presente estudo buscamos salientar a importância sócio histórica do movimento negro e suas contribuições para o campo da educação e que contribui para a rasura da linearidade histórica a que somos conduzidos em formato de emancipação colonial ainda impregnada ainda em nosso ser.  Através de uma perspectiva de uma pedagogia antirracista. Ressaltamos aparatos legais para a legitimação do trabalho sobre as relações étnico raciais na construção afirmativa das crianças negras e a relevância do trabalho literário e histórico para a construção identitária na infância de crianças negras.

[Recebido em: 31 mar. 2022 – Aceito em: 22 set. 2022]

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Biografía del autor/a

Paulo Gustavo da Costa SANTOS, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Mestre em educação e formação humana, professor da educação básica e ativista das pautas raciais.

Cirlene Cristina SOUSA, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Coordenadora adjunta e professora da Pós-graduação (Mestrado) e do curso de Graduação (Pedagogia) na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Doutora em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2022-11-03

Cómo citar

SANTOS, P. G. da C.; SOUSA, C. C. Contribuições sócio-históricas do movimento negro: rasuras êpistemicas para uma pedagogia antirracista. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 10, n. 1, p. 183–197, 2022. DOI: 10.30620/gz.v10n1.p183. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13921. Acesso em: 22 nov. 2024.