Ex-cêntricos e exo-canônicos

a poesia oral do poetry slam

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v10n1.p63

Palabras clave:

Poetry slam, Poesia oral, Cânone, Decolonialidade, Performance

Resumen

O poetry slam se caracteriza no Brasil como um movimento artístico-literário protagonizado por sujeitos periféricos que deixam em evidência as múltiplas formas de discriminação contra determinados grupos sociais. A partir desse tema, o propósito deste artigo é discutir a deslegitimação da literariedade da poesia-slam, uma produção que, por sua forma, pode ser definida como literatura oral performada. Tal questionamento de seu valor estético possivelmente se deve ao fato de que se trata de uma poesia não-canônica e que prioriza a oralidade, que sói ser menosprezada em uma sociedade grafocêntrica. Para este trabalho, toma-se como base a análise de poemas e respectivas performances de duas poetas-slammers brasileiras. O que se pode observar é que elas propõem um olhar decolonial para suas histórias ao ressignificá-las em suas contranarrativas, buscando o empoderamento e a emancipação pela poética oral.

[Recebido em: 31 mar. 2022 – Aceito em: 13 out. 2022]

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Biografía del autor/a

Fabiana Oliveira de SOUZA, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutoranda (CNPq) e Mestra em Letras Neolatinas pela UFRJ. Especialista em Literaturas Portuguesa e Africanas pela UFRJ. Licenciada e Bacharel em Letras Português-Espanhol pela mesma instituição. Graduanda em Filosofia pela UERJ. Está como Professora Assistente Substituta do departamento de Letras Neolatinas da UFRJ. Atuou como Professora Substituta da Graduação em Letras Português-Espanhol do ILE/UERJ, como Professora Substituta da Graduação em Turismo e do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Telecomunicações do CEFET/RJ e como Professora de Espanhol da SEEDUC/RJ. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de Língua Espanhola e Língua Portuguesa nos níveis fundamental, médio e superior. Tem interesse em poetry slam (slam de poesia), letramento literário crítico, literaturas hispânicas, literatura brasileira contemporânea, literatura comparada e ensino de espanhol.

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Publicado

2022-11-03

Cómo citar

SOUZA, F. O. de. Ex-cêntricos e exo-canônicos: a poesia oral do poetry slam. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 10, n. 1, p. 63–86, 2022. DOI: 10.30620/gz.v10n1.p63. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13917. Acesso em: 22 nov. 2024.