Letramento e infância queer
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v9n2.p97Palabras clave:
Infância, Queer, Letramento, SexualidadesResumen
A pesquisa em voga objetiva investigar a infância Queer e os diferentes cenários do letramento que envolvam esses sujeitos. Considerando a relação da escola na perspectiva heteronormativa do letramento, a discussão reflete a construção da infância em sala de aula e os conflitos acerca das sexualidades e dos gêneros. Baseado na observação identitária e social da criança e visualizando o processo de reafirmação das hegemonias e discursos de dominação. Fundamentado na pesquisa bibliográfica, a temática escolhida foi desenvolvida a partir do contato com livros, artigos científicos e materiais acadêmicos a fim de contribui com a produção e como aporte teórico, foram utilizadas literacias de Louro (2004), Kleiman (2003) e Miskolci (2013) ponderando as representações das sexualidades em sala de aula e as perspectivas de letramento à luz da teoria queer. Nas considerações, foi discutido sobre as políticas de escolarização, o letramento escolar e o movimento Queer no âmbito da sala de aula, bem como a cultura da padronização, normatização e discursos dominantes, deixando inconcluso o debate.
[Recebido: 30 set. 2021 – Aceito: 6 nov. 2021]
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