Letramento e infância queer

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v9n2.p97

Palabras clave:

Infância, Queer, Letramento, Sexualidades

Resumen

A pesquisa em voga objetiva investigar a infância Queer e os diferentes cenários do letramento que envolvam esses sujeitos. Considerando a relação da escola na perspectiva heteronormativa do letramento, a discussão reflete a construção da infância em sala de aula e os conflitos acerca das sexualidades e dos gêneros. Baseado na observação identitária e social da criança e visualizando o processo de reafirmação das hegemonias e discursos de dominação. Fundamentado na pesquisa bibliográfica, a temática escolhida foi desenvolvida a partir do contato com livros, artigos científicos e materiais acadêmicos a fim de contribui com a produção e como aporte teórico, foram utilizadas literacias de Louro (2004), Kleiman (2003) e Miskolci (2013) ponderando as representações das sexualidades em sala de aula e as perspectivas de letramento à luz da teoria queer. Nas considerações, foi discutido sobre as políticas de escolarização, o letramento escolar e o movimento Queer no âmbito da sala de aula, bem como a cultura da padronização, normatização e discursos dominantes, deixando inconcluso o debate.

[Recebido: 30 set. 2021 – Aceito: 6 nov. 2021]

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Biografía del autor/a

Alisson Pinto LIMA, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestrando em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), especialista em Gestão e Coordenação Escolar pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ, 2020) e graduado em Pedagogia pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ, 2019). Atualmente é Assessor de Missão do Colégio Marista Águas Claras, Brasília (DF). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Evangelizadora, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, gênero e sexualidade, Gestão Escolar, Educação Social e Educação Não-Formal.

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Publicado

2021-12-15

Cómo citar

LIMA, A. P. Letramento e infância queer. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 9, n. 2, p. 97–110, 2021. DOI: 10.30620/gz.v9n2.p97. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12991. Acesso em: 21 nov. 2024.