Diversas e Plurais

linhas, lãs, agulhas, missangas, lantejolas, botões, tecidos... Nas práticas artísticas das dissidências sexuais e de gênero na arte contemporânea

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v9n2.p171

Palabras clave:

Dissidências sexuais e de gênero, Práticas Artísticas, Arte Têxtil

Resumen

O artigo traz um panorama sobre as práticas não artísticas e artísticas das dissidências sexuais e de gênero a partir de técnicas e materiais que constituem os saberes e fazeres têxteis, desde a segunda metade do século XX até as duas primeiras décadas do século XXI. Tensiona os apagamentos desses não artistas e artistas pela História e História da Arte e tece uma contranarrativa do lugar dos femininos no artesanato e na arte têxtil a partir das diversas e plurais formas de pensar/criar desde a margem/marginalidades que estão submetidas as dissidências sexuais e de gênero.

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Biografía del autor/a

Fábio José Rodrigues da COSTA, Universidade Regional do Cariri - URCA

Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Artes – PROFARTES do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri – URCA. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC/CNPq. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte – NEPEA.

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Publicado

2021-12-15

Cómo citar

COSTA, F. J. R. da. Diversas e Plurais: linhas, lãs, agulhas, missangas, lantejolas, botões, tecidos... Nas práticas artísticas das dissidências sexuais e de gênero na arte contemporânea. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 9, n. 2, p. 171–197, 2021. DOI: 10.30620/gz.v9n2.p171. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12905. Acesso em: 23 nov. 2024.