Ensino de língua portuguesa e letramento

perspectivas na formação crítica e acadêmica do aluno da educação superior

Authors

  • Jocineide Souza da Conceição SANTOS Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v6n2.p83

Keywords:

Língua Portuguesa, Ensino, Letramento, Formação Crítica, Educação Superior

Abstract

Este artigo objetiva dialogar sobre a relevância do ensino da disciplina Língua Portuguesa (LP) e o processo de letramento, de maneira a apresentar como o processo educacional universitário pode favorecer tanto para a formação acadêmica – respectiva atuação profissional – quanto para a formação crítica do discente. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativa através de levantamento bibliográfico. Para construir o referencial teórico deste trabalho buscou-se respaldo nos fundamentos de alguns teóricos como: Freire (2017), Rodrigues (2014), Simões (2013), Morin (2011), Kleiman (2008), Costa (2003), Perrenoud (2002) e outros. Diante da realidade apresentada, faz-se necessário uma reflexão pedagógica no ensino de Língua Portuguesa através das práticas de letramento por ele possibilitar o estudo das práticas educativas nas modalidades orais e escritas relacionadas com toda atividade da vida social do aluno.

[Recebido: 31 out. 2017 – Aceito: 4 dez. 2018]

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jocineide Souza da Conceição SANTOS, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2008) e Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, pela UNIASSELVI (2012), Segunda Licenciatura em Pedagogia, pela FAEL (2018). Atualmente é Servidora Técnica Universitária da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pesquisa temas da área de educação com ênfase em: estratégias inovadoras para o ensino e aprendizagem e formação docente no ensino superior e na educação básica.

References

BRITTO, L. P. L. et al. Conhecimento e formação nas IES periféricas. Perfil do aluno "novo" da educação superior. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 13, n. 3, p. 777-791, nov. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v13n3/08.pdf. Acesso em: 24 Abr. 2018.

COSTA, Marisa Vorraber. Estudos Culturais, Educação e Pedagogia. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 23, ago. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a03.pdf. Acesso em: 26 Abr. 2018.

FRANCHI, Carlos. Língua portuguesa: o currículo e a compreensão da realidade. São Paulo: SE/CENP, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KLEIMAN, Angela B. Os Estudos de Letramento e a formação do Professor de língua materna. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 487-517, set./dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf. Acesso em: 30 Mai. 2018.

LACERDA, Naziozênio A. O ensino de português para fins específicos: questões e desafios. IV ECLAE – Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. Teresina: EDUFPI, 2010. Disponível em: http://sis.ufpi.br/23sic/Documentos/RESUMOS/Modalidade/Humanas/Maria%20Araujo.pdf. Acesso em: 15 Mai. 2018.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo, Brasília: Ed. Cortez, UNESCO, 2011.

PERRENOUD, Philippe. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artemed Editora, 2002.

RODRIGUES, L.F. Ensino de espanhol como língua estrangeira para fins profissionais: desafios na Escola de Administração da UFBA. Dissertação. Universidade Federal Da Bahia, Salvador, 2014. Disponível em: http://www.ppglinc.letras.ufba.br/sites/ppglinc.letras.ufba.br/files/LUANA%20FERREIRA%20RODRIGUES.pdf. Acesso em: 18 Maio. 2018.

SIMÕES, A.C. Os gêneros discursivos na sala de aula: proposições didáticas para o Ensino Superior e outros segmentos de ensino. Revista Práticas de Linguagem. v. 3, n. 2, jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.ufjf.br/praticasdelinguagem/files/2014/01/49-%E2%80%93-58-Os-g%C3%AAneros-discursivos-na-sala-deaula-proposi%C3%A7%C3%B5es-did%C3%A1ticas-para-oensino-superior-e-outros-segmentos-de-ensino.pdf. Acesso em: 30 maio 2018.

STRECK, Danilo R. REDIN, Euclides e ZITKODKI, Jaime José (Org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. MÜHL, Elsdon Henrique – Problematização, p. 328 - 330.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da F. Rosa, Porto Alegre: Atmed, 1998.

Published

2018-12-19

How to Cite

SANTOS, J. S. da C. Ensino de língua portuguesa e letramento: perspectivas na formação crítica e acadêmica do aluno da educação superior. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 6, n. 2, p. 83–98, 2018. DOI: 10.30620/gz.v6n2.p83. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/6097. Acesso em: 22 nov. 2024.