Letramento e alfabetização na Educação de Jovens e Adultos

trocando ideias e revendo conceitos

Autores

  • Jaqueline Luzia da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v6n2.p39

Palavras-chave:

Letramento, Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos, Formação de educadores

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo promover reflexões sobre o letramento e a alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na atualidade. A análise parte do reconhecimento dos principais desafios da área da EJA no contexto atual e das possibilidades de ação dos educadores a partir da formação inicial e/ou continuada. O desenho metodológico estrutura-se a partir de uma oficina, envolvendo educadores, oferecida na I Jornada EJA – Saberes e Vivências, no ano de 2018. O artigo fundamenta-se em alguns estudos contemporâneos sobre o letramento e a alfabetização na EJA e na análise dos resultados da oficina, que foi um momento rico de troca de ideias e reflexões acerca de alguns conceitos sobre a aprendizagem da leitura e da escrita, permitindo um olhar mais atento para a formação de educadores na/para a EJA e sua necessária valorização.

[Recebido: 31 out. 2017 – Aceito: 4 dez. 2018]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Luzia da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Formada em Ciências Sociais (UFRJ), Mestre em Educação (UFRJ) e Doutora em Educação (PUC-Rio). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, membro do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada (DEIC), da área de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Referências

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de.; MORAIS, Artur Gomes de.; FERREIRA, Andréa Tereza Brito. A relação entre alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos: questões conceituais e seus reflexos nas práticas de ensino e nos livros didáticos. In: LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; MORAIS, Artur Gomes de (Org.). Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

ARROYO, Miguel Gonzáles. Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – n. 9394/96. Brasília, DF: Senado Federal, 1996.

BRASIL. Parecer CNE/CEB n. 11/2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, Brasília: CNE: MEC, 2000.

BRASIL. Resolução n. 3, de 15 de junho de 2010. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância. Brasília: CNE: MEC, 2010.

BRASILEIRO, Adelaide. A reconfiguração do currículo da EJA e Educação Popular. In: MACHADO, Maria Margarida (Org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Brasília: Secad/MEC, UNESCO, 2008.

CAVAZOTTI, M. A.; SILVA, B. M. C.; NEVES, V. F. Letramento de jovens e adultos com ênfase nas questões socioambientais. In: 30ª Reunião Anual da ANPEd, 2007, Caxambu. Anais da 30 Reunião Anual da ANPEd, 2007.

COSTA, Cristiane Dias Martins da; OLIVEIRA, Paula Cristina Silva de. Alfabetização, letramento e Educação de Jovens e Adultos. In: SOARES, Leôncio (Org.). Educação de Jovens e Adultos: o que revelam as pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3.. ed. São Paulo: Centauro, 2001.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz. Práticas de letramento(s) de professores formadores de professores e de alunos professores: que relação estabelecer? In: 29ª Reunião Anual da ANPEd, 2006, Caxambu. Anais da 29ª Reunião Anual da ANPEd, 2006.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) 2017. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 28 mai. 2018.

KLEIMAN, Angela B. Programas de educação de jovens e adultos e pesquisa acadêmica: a contribuição dos estudos do letramento. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 267-281, jul./dez. 2001a.

KLEIMAN, Angela B. O processo de aculturação pela escrita: ensino da forma ou aprendizagem da função? In: KLEIMAN, Angela B.; SIGNORINI, Inês (Org.). O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. 2. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2001b.

MORAIS, Artur Gomes de.; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Alfabetização e letramento: O que são? Como se relacionam? Como “alfabetizar letrando”? In: ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de.; LEAL, Telma Ferraz (Org.). A alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva de letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MUGRABI, Edvanda. Operações psicolinguísticas e suas implicações didáticas: uma problemática para a Educação de Jovens e Adultos. In: 22 Reunião Anual da ANPEd, 1999, Caxambu. Anais da 22ª Reunião Anual da ANPEd, 1999.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. Educar, Curitiba, Editora UFPR, n. 29, p. 83-100, 2007.

PEREIRA, Marina Lúcia de Carvalho. A construção do letramento na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica/FCHFUMEC, 2004.

RIBEIRO, Vera Maria Masagão. Questões em torno da construção de indicadores de analfabetismo e letramento. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 283-300, jul./dez. 2001.

RIBEIRO, Vera Maria Masagão. A promoção do alfabetismo em programas de Educação de Jovens e Adultos: indicações para a pesquisa. In: 22 Reunião Anual da ANPEd. Caxambu, 1999.

SOARES, Leôncio José Gomes. As políticas de EJA e as necessidades de aprendizagem dos jovens e adultos. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB; São Paulo: Ação Educativa, 2001.

SOARES, Magda Becker. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. In: 26 Reunião Anual da ANPEd, 2003, Poços de Caldas. Anais da 26 Reunião Anual da ANPEd, 2003a.

SOARES, Magda Becker. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2003b.

SOARES, Magda Becker. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão. Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF. São Paulo: Global, 2003c.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002a.

TARDIF, Maurice. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática e saberes no magistério. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Didática, currículo e saberes escolares. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002b.

VÓVIO, Cláudia Lemos. Práticas de leitura na EJA: do que estamos falando e o que estamos aprendendo. Revej@ - Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 0, p. 1-108, ago. 2007.

Publicado

2018-12-19

Como Citar

SILVA, J. L. da. Letramento e alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: trocando ideias e revendo conceitos. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 6, n. 2, p. 39–68, 2018. DOI: 10.30620/gz.v6n2.p39. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/6095. Acesso em: 28 mar. 2024.