A oralidade na construção historiográfica local: a Cantiga de Aboio como veículo de (re)memorização dos “Encourados de Pedrão”
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v1n2.p59Keywords:
Aboio, Vaqueiros, Memória, Passado históricoAbstract
A construção desse artigo tem como objetivo buscar nas narrativas orais dos cânticos de aboio, entoados pelos vaqueiros da cidade de Pedrão, na Bahia, indícios do movimento histórico denominado “Encourados de Pedrão”. Assim, intentase tecer reflexões sobre a importância das produções locais, por vezes fragmentadas, esquecidas ou silenciadas, mas, ao mesmo tempo, inscritas na memória, analisando os escritos que testemunham os modos de vida de grupos sociais.
Downloads
References
ALBERTI, Verena. Ouvir contar: textos em história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
ANDRADE, Mario de. As melodias do boi e outras peças. (Preparação de Oneyda Alvarenga) São Paulo: Duas cidades, Brasiléia: Instituto Nacional do Livro, 1987.
BOSI, Ecléia. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 15. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
BURKE, Peter. Variedades de história cultural. Trad. Alda Porto. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
CASCUDO, Luis da Câmara. Vaqueiros e Cantadores. Porto Alegre: Livros do Globo, 1939.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 5. ed. Campinas: Ed. UNICAMP, 2003.
PORTELLI, Alessandro. Memória e diálogo: desafios da história oral para a ideologia do século XXI. In: FERREIRA, Marieta de Moraes [e outros] (Org.). História oral: desafios para o século XXI, Rio de Janeiro: Fiocruz: Casa de Oswaldo Cruz: CPDOC - Fundação Getúlio Vargas.
SEIXAS, Jacy A. Percursos de Memória em Terras de História: Problemáticas atuais. In: BRESCIANI, S. Naxara M. (Org.). Memórias (res)sentimentos. São Paulo: Editora Unicamp, 2001, p. 39.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Trad. Jerusa Pires Ferreira, Maria Lúcia Diniz Pochat e Maria Inês de Almeida. São Paulo: Hucitec, 1997.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.