Leitura e escrita na EJA, ressignificando o trabalho através de sequências didáticas

Authors

  • Alane Batista dos SANTOS Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v3n2.p125

Keywords:

EJA, Gêneros Textuais, Sequência Didática

Abstract

O trabalho com a leitura e a escrita é na verdade, o centro das práticas educativas em nossas escolas. No entanto, temos visto muitas vezes, o trabalho docente acabar por legitimar o fracasso do aluno à medida que não consegue “alcançar” o objetivo maior que é letrar, promovendo a integração social do aprendiz ao meio em que vive. Este artigo objetiva promover ações educativas que favoreçam o desenvolvimento da competência leitora e escrita nas turmas de EJA, pautada em sequência didática, nas experiências adquiridas ao longo de anos de exercício docente nesta modalidade de ensino e nos pressupostos teóricos observados em Bazerman (2007); Kleiman (1989). Para desenvolvermos este estudo partimos do trabalho com sequência didática proposto por Dolz e Schneuwly (2004) onde os autores realizam uma releitura do interacionismo sociodiscursivo proposto por Bronckart (1999) e que servirá para determinar a metodologia aqui utilizada. É importante lembrar que o domínio da leitura e da escrita torna-se requisito essencial para a aquisição de novas aprendizagens e é imprescindível para a inserção social desses sujeitos aprendizes no mundo letrado, pois se o aluno for capaz de reconhecer e produzir diferentes gêneros, ele aumentará seu nível de letramento e, consequentemente, irá dominar outros em diferentes situações comunicativas.

[Recebido: 01 out. 2015 – Aceito: 19 out. 2015]

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Author Biography

Alane Batista dos SANTOS, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1999). Mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Atua como professora de Língua Portuguesa na Secretaria de Educação do Estado da Bahia e do Centro de Ensino Ana Viana - CEAV/Camacã-BA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura, EJA e Análise do Discurso.

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Published

2016-04-11

How to Cite

SANTOS, A. B. dos. Leitura e escrita na EJA, ressignificando o trabalho através de sequências didáticas. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 3, n. 2, p. 125–139, 2016. DOI: 10.30620/gz.v3n2.p125. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3311. Acesso em: 23 nov. 2024.