A posição sujeito-aluno na redação ENEM: a escrita e seus efeitos de sentido
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v1n2.p71Keywords:
Análise do Discurso, ENEM, Escrita, SujeitoAbstract
Este artigo tem por objetivo suscitar algumas reflexões sobre o processo de constituição do sujeito através da língua escrita. Pensar em escrita nos manuais de ensino é considerar o apagamento e a resistência do sujeito, bem como a literalidade e a superficialidade na produção de sentido(s). Dessa forma, ancorados na Teoria da Análise do Discurso de Linha Francesa, buscaremos um lugar de interpretação/investigação para as escritas “homogeneizadas” dos alunos, a partir dos critérios que quantificam/qualificam as competências e habilidades do ENEM. Com isso, faremos um paralelo entre as políticas de ensino e as políticas voltadas ao Exame, a fim de perceber o quê é feito durante todo percurso escolar para garantir e dar seguridade a esses alunos de se marcarem na/pela língua e, portanto, constituíremse como sujeitosautores de sua escrita.
Downloads
References
AZEVEDO, I.C.M. Exercício da autoria no exame nacional do ensino médio: um mapeamento de manifestações discursivas. Associação Brasileira de Educação e Cultura (ABEC), Universidade de São Paulo (USP), 2011.
CORACINI, Maria José Rodrigues Faria. Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. 1. ed. Campinas: Pontes, 1999.
DI RENZO, Ana Maria. (Org.). O texto nas práticas linguísticas escolares. In: Linguagem, História e Memória: Discursos em Movimento. Campinas: Pontes Editores, 2011.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). A Redação no Enem 2012. Guia do participante. Brasília, 2012.
LUNA, Ewerton Àvila dos Anjos. Avaliação da produção escrita no Enem: como se faz e o que pensam os avaliadores - 156 folhas (dissertação). Recife, 2009.
MÉNDEZ, J. M. A. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Trad. Magda S. Chaves. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MESERANI, Samir. O Intertexto escolar: sobre leitura, aula e redação. São Paulo: Cortez, 1995.
ORLANDI, Eni P. Discurso e texto. Campinas: Pontes, 2004.
PFEIFFER, Claudia Regina Castellanos. Que autor é este? Campinas. Tese de doutorado, IEL, UNICAMP, 1995.
PFEIFFER, Claudia Regina Castellanos. Retórica: sujeito e escolarização. In: Eni P. Orlandi; Eduardo Guimarães. (Org.). Institucionalização dos estudos da linguagem: A disciplinarização das idéias linguísticas. Campinas: Pontes, 2002, v. 1, p. 139-153.
PFEIFFER, Claudia Regina Castellanos. C. R. Políticas Públicas de ensino. In: Eni P. Orlandi. (Org.). Discurso e Políticas Públicas urbanas: a fabricação do consenso. 1. ed. Campinas: Ed. RG, 2004, v. 1, p. 85-99.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.