Cenografia literária no discurso periférico Nação Zumbi de Marcelino Freire
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v10n1.p21Keywords:
Análise do Discurso, Discurso literário, Literatura periférica, Marcelino FreireAbstract
Este artigo trata da cenografia literária periférica e insere Marcelino Freire nesse movimento estético. O conceito de periferia perdeu sua estabilidade semântica ao assumir efeitos de sentido que incluem autores marginalizados pelo cânone. A cenografia periférica, organizada por uma polifonia enunciativa transgressora, engaja o escritor e/ou seu discurso nesse movimento. Examinamos Nação Zumbi por problematizar condições de vivências periféricas. Optamos pelo aporte teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa (AD), que se ocupa das condições sócio-histórico-culturais, do sujeito, do dizer e do dito. Assim, privilegiamos a tese do discurso literário, conforme Maingueneau (1986,1994, 1995a,1995b,2015,2018a,2018b), que subentende um diálogo entre AD e Literatura. Os resultados da análise revelam que o texto freiriano é um evento discursivo cuja cenografia investida no código linguageiro, na subversão do cânone, compartilha vida e constrói uma imagem de sujeito articulado com o espaço periférico.
[Recebido em: 26 mar. 2022 – Aceito em: 10 out. 2022]
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