Nas muitas cores do cisne
relendo a dança pela diferença
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v9n2.p199Keywords:
Anne Carson, Dança, Corpo, Gênero, PerformanceAbstract
Partindo da noção de silêncio postulada no ensaio intitulado “Variações sobre o direito de se manter em silêncio” (2008), da poeta, ensaísta e dramaturga Anne Carson, propomos uma reflexão sobre a ausência de corpos dissidentes de gênero e sexualidade, num recorte interseccional de raça/etnia no espectro das artes da cena. Numa perspectiva intertextual, elencamos um conjunto de peças artísticas constelares a fim tensionar o “silêncio metafísico que atravessou a palavra dançada” (Carson, 2008 [sic]) no transcurso do tempo. Ao romper com a tradição da histórica da Dança ocidental, recorremos à ancestralidade afrodiaspórica no intuito de atualizar a potência do mito na leitura de tais produções na contemporaneidade. Por fim, o grito de violência que irrompe a cena promove a abertura para outras vozes na dança contemporânea, nos possibilitando pensar outros mundos, a partir da diferença e da multiplicidade.
[Recebido: 1 out. 2021 – Aceito: 20 out. 2021]
Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? – e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
BENJAMIN, Walter. “Rua de mão única”. In: Obras Escolhidas, v. 2. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
CARSON, Anne. “Variações sobre o direito de se manter em silêncio”. Trad. Caetano W. Galindo. In: A Public Space, n. 7, 2008.
DELEUZE, G. Crítica e Clínica. São Paulo: Ed. 34, 2011.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs, Capitalismo e Esquizofrenia, v. 3. São Paulo: Ed. 34, 2012.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs, Capitalismo e Esquizofrenia, v. 1. São Paulo: Ed. 34, 2000.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs, Capitalismo e Esquizofrenia, v. 4. São Paulo: Ed. 34, 1997.
DE MICHELLI, M. Las vanguardias artísticas del siglo XX. 2. ed. Madrid: Alianza Editorial, 1995.
GIL, José. Movimento total – O corpo e a dança. São Paulo: Iluminúrias, 2004.
LEPECKI, A. Agotar la danza: performance y política del movimiento. Espanha: Universidade de Alcalá, 2009.
LEPECKI, A. Coreopolítica e Coreopolícia. In: Revista Ilha. Santa Catarina: UFSC. Vol. 13. N. 1. p. 41-60, jan.-jun (2011) 2012.
NANCY, Jean-Luc. “Fazer, a poesia”. In: Revista Alea. Rio de Janeiro. Vol. 13/ 2. p. 414-422, jul.-dez. 2013.
PORTINARI, M. História da dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.
SABINO, Jorge & LODY, Raul. Danças de Matriz Africana: Antropologia do Movimento. Rio de Janeiro: Pallas, 2011.
SONTAG, Susan. Against interpretation and other essays. New York: Picador, 2001.
SILVA, Eliana Rodrigues. Dança e pós-modernidade. Salvador: EdUFBA, 2005.
UNO, K. A gênese de um corpo desconhecido. São Paulo: N-1 Edições. 2012.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.