Letramentos contemporâneos

slam poesia em contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p193

Palavras-chave:

BNCC, Letramentos contemporâneos, Slam poesia

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo explorar as práticas de leitura e escrita na cibercultura, considerando o que se propõe na BNCC (2018) para a inclusão do gênero Slam Poesia no currículo escolar. Em termos teóricos, esta pesquisa ancora-se nos estudos do Círculo de Bakhtin em consonância com Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), a partir dos postulados de Marc Smith (2013), Estrela D’Alva (2019) e Daniela Silva de Freitas (2020), acerca do Slam, sua diacronia e aspectos, visando o estabelecimento de um conjunto de parâmetros para direcionar a análise de duas performances de Slam Poesia. Os resultados desta análise explicitam que o gênero mobiliza diferentes linguagens e práticas argumentativas, poéticas e performáticas, relevantes para o desenvolvimento de letramentos contemporâneos e críticos por parte do leitor e produtor de textos na cibercultura.

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Biografia do Autor

Luiza Ferreira Aksenen, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduada em Letras Português pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e mestranda em Estudos Literários na Universidade Federal do Paraná. Atuou como voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), acompanhando e ministrando aulas de Língua Português no Colégio Estadual do Paraná, de abril a setembro de 2019 e também na Fundación Mosaico Down, na Cidade do México, México, ocupando a função de auxiliar pedagógica em uma turma de jovens com síndrome de down ou dificuldades de aprendizagem, em fevereiro e março de 2020 e, ainda na área da docência, foi professora PSS vinculada à SEED, ministrando aulas em colégios estaduais de Colombo durante o ano de 2022. Também, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) de 2020 à 2021, com o financiamento da UTFPR, e de 2021 à 2022, com financiamento do CNPq, desenvolvendo pesquisas na área da leitura e escrita na cibercultura. Atualmente, é bolsista CAPES no Programa de Pós-graduação em Letras, na Universidade Federal do Paraná, pesquisando literatura erótica escrita por mulheres em seu mestrado.

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

AKSENEN, L. F. Letramentos contemporâneos: slam poesia em contexto escolar. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 1, p. 193–214, 2024. DOI: 10.30620/gz.v12n1.p193. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v12n1p193. Acesso em: 21 dez. 2024.