As tecnologias midiáticas no ensino de literatura da Educação Básica do IFRN-Campus Pau dos Ferros
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p159Palavras-chave:
Letramento literário, Tecnologias midiáticas, Ensino-aprendizagemResumo
A presente discussão tem como objetivo investigar a utilização das tecnologias midiáticas no contexto do ensino de literatura no IFRN-Campus Pau dos Ferros. As novas tecnologias têm sido empregadas nas práticas metodológicas escolares com o intuito de tornar a aprendizagem da literatura mais atrativa e interativa. Para a realização desta pesquisa, foi aplicado um questionário via Formulário Google a cinco professores de Língua Portuguesa e Literatura, bem como a 30 alunos dos anos finais do Ensino Médio Integrado. Como categoria de análise, focalizou-se no letramento literário e nas tecnologias midiáticas. O embasamento teórico utilizado inclui obras de Cosson (2020; 2021), Silva (2014), Marcuschi (2005), Candido e Gomes (2015), entre outros. O ensino de literatura na referida instituição utiliza tecnologias midiáticas em suas aulas, tornando os momentos de aprendizagem mais dinâmicos e instigantes, de modo a atender às necessidades específicas propostas pelo letramento literário.
Downloads
Referências
BRANCO, Marta Roque. As tecnologias de informação e comunicação: novos suportes para o ensino de literatura. Texto Livre. Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 229-241, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16755. Acesso em: 8 fev. 2024.
CANDIDO, Evelyn Coutinho Rother; GOMES, Nataniel dos Santos. MEMES – Uma linguagem lúdica. In: Congresso Nacional De Linguística E Filologia, 10., 2015, Rio de Janeiro. Anais da X CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, set./dez. 2015. Disponível em: http://www.filologia.org.br/rph/ano21/63supl/092.pdf. Acesso em: 8 fev. 2024.
COSSON, Rildo. O paradigma do letramento literário. In: Cosson, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020. p. 171-209.
COSSON, Rildo. Ensino de Literatura sempre: três desafios hoje. In: PINTO, Francisco Neto Pereira; SILVA, Luiza Helena Oliveira da; MELO, Márcio Araújo de; AIRES, Diógenes Buenos. (org.). Ensino de literatura no contexto contemporâneo. Campinas: Mercado das Letras, 2021. p. 35-46.
DUARTE, Elaine Cristina Carvalho. Literatura em meio digital: um olhar sobre os novos perfis literários. In: Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, 12., 2011, Curitiba. Anais do XII Congresso Internacional da ABRALIC. Curitiba: ABRALIC, 2011. Disponível em: https://www.abralic.org.br/eventos/cong2011/AnaisOnline/resumos/TC0258-1.pdf Acesso em: 8 fev. 2024.
GOMES, Francisco Wellington Borges. Tecnologia e a leitura de textos literários na escola: um olhar sobre as relações entre o letramento digital e o letramento literário. Letras em revista. Teresina, v. 5, n. 02, p. 68-80, jul./dez. 2014. Disponível em: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/issue/view/8. Acesso em: 8 fev. 2024.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos. (org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 13-67.
NONATO, Emanuel do Rosário Santos. Cultura digital e ensino de literatura na educação secundária. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 176, p. 534-554, abr./jun. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/4Gy5WVZLMLFGwzBgZmPyWFt/?format=html&lang=pt. Acesso em: 8 fev. 2024.
RIBEIRO, Ana Elisa. KD o Prof? TB foi navegar. In: ARAÚJO, Júlio César (org.). Internet & ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. p. 221-243.
SANTA, Everton Vinicius de. A literatura em meio digital e a crítica literária. Hipertextus, [S. l.], v. 7, n. 7, p. 1-13, 2011. Disponível em: http://arquivohipertextus.epizy.com/volume7/08-Hipertextus-Vol7-Everton-Vinicius-de-Santa.pdf. Acesso em: 8 fev. 2024.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico [livro eletrônico]. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013. Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/ccaab/images/AEPE/Divulgação/LIVROS/Metodologia do Trabalho Científico-1ªEdição-Antonio Joaquim Severino-2014.pdf. Acesso em: 8 fev. 2024.
SILVA, Ivanda Maria Martins. Ensino de Literatura: interfaces com a cultura digital. Pensares em Revista, São Gonçalo, n. 5, p. 62-82, jul./dez. 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/pensaresemrevista/article/view/16550. Acesso em: 8 fev. 2024.
SOUZA, José Batista de; SCHLINDWEIN, Ana Flora. Os desafios da formação do leitor contemporâneo e a literatura digital. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 18, n. 2, p. 83-102, 2018. Disponível em: https://ch.revistas.ufcg.edu.br/index.php/Leia/article/view/1237. Acesso em: 8 fev. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.