“Corpo fora do lugar”

o combate ao racismo acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p143

Palavras-chave:

Racismo Acadêmico, Produção de Conhecimento, Universidade

Resumo

O racismo estrutural em todos os seus matizes traz uma série de consequências negativas às vidas de pessoas negras que perpassam por questões de autoestima, violência, oportunidades de acessos socioeconômicos, exercício da cidadania. O Brasil, país fundado na desigualdade, em que o discurso de meritocracia transita livremente nos domínios sociais, o racismo se reconfigura em outros âmbitos, como o acadêmico, em que a lógica da opressão se enraíza nas matrizes de conhecimento e desloca os saberes advindos das tradições afro-brasileiros e de corpos negros como conhecimento menores para ciência. Nesse sentido, nosso objetivo é discutir as questões que perpassam o racismo acadêmico e as formas pelas quais, enquanto sociedade, devemos combatê-lo. Para tanto, recorremos aos trabalhos interdisciplinares que tematizam as questões de raça e racismo no empreendimento de ampliar a discussão crítica sobre fenômenos desdobrados por elas, quais sejam: as políticas públicas, a produção de conhecimentos afrocentrados, o impacto do racismo nos modos de vida. Os trabalhos de bell hooks (2019, 2020, 2021), Grada Kilomba (2019), Frantz Fanon (2008), Luiz Rufino (2019), Lélia Gonzalez (2020), Gabriel Nascimento (2019), Silvio Almeida (2019) serão utilizados para essa abordagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Belo da Silva, Instituto Federal Baiano - IF Baiano

Pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Linguística pela Universidade de Uberlândia (UFU). É Líder do Laboratório de Políticas Linguísticas, Interação e Desenvolvimento Humano (Lidah/IF Baiano/CNPq) e docente da área de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Instituto Federal Baiano (IF Baiano).

Gabriel Vidinha Corrêa, Instituto Federal Baiano - IF Baiano

Doutorando em Crítica Cultural, linha de pesquisa Literatura, Produção Cultural e Modos de Vida, pela Universidade do Estado da Bahia (Pós-Crítica/UNEB). Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (PGCult/UFMA). Possui graduação em Letras-Libras pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Atualmente é professor da área de Letras-Libras do Instituto Federal Baiano - Campus Valença. Tem experiência na área de Letras, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Literaturas de Língua Portuguesa; Literatura Infanto-Juvenil; Literatura, Paisagem e Infância; Memória, Identidade e Cultura; Tradução Literária Língua Portuguesa/Libras. É integrante do Grupo de Estudos de Paisagem em Literatura - GEPLIT/UFMA e do Grupo de Estudos em Lingua(gem) e Crítica Cultural - UNEB.

Edson de Jesus Melo Junior, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Graduando do Curso de Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e membro do Laboratório de Políticas Linguísticas, Interação e Desenvolvimento Humano (Lidah/IF Baiano/CNPq)

Referências

ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: a experiência vivida. Trad. Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

COSTA, Jurandir Freire. Prefácio à edição original - Da cor ao corpo: a violência do racismo. In: SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

DOMINGUES, Petrônio. Movimento negro Brasileiro: alguns apontamentos históricos. Niterói: Tempo, 2007.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Trad. Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afrolatinoamericano: ensaios, intervenções e diálogos. Flávia Rios e Márcia Lima (Orgs.). Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

HOOKS, Bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Tradução: Bhuvi Libanio. São Paulo: Elefante, 2020.

HOOKS, Bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo, Elefante, 2019.

HOOKS, Bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Trad. Stephanie Borges. São Paulo: 2021.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Trad. Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. Trad. de Sebastião Nascimento. São Paulo: Edições, 2018.

MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

NASCIMENTO, Gabriel. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Letramento, 2019.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das letras, 2019.

RUFINO, Luiz. Pedagogia da encruzilhada. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.

SANTANA, José Valdir Jesus.; MORAES Jorlúcia Oliveira. História do negro na educação: indagações sobre currículo e diversidade cultural. Revista Espaço Acadêmico, Maringá/PR, n. 103, dez 2009. Disponível em: História do negro na educação: indagações sobre currículo e diversidade cultural | Revista Espaço Acadêmico (uem.br). Acesso em: 05 mai. 2024.

Publicado

2024-06-21

Como Citar

SILVA, G. B. da; CORRÊA, G. V.; MELO JUNIOR, E. de J. “Corpo fora do lugar”: o combate ao racismo acadêmico. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 1, p. 143–158, 2024. DOI: 10.30620/gz.v12n1.p143. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v12n1p143. Acesso em: 30 jun. 2024.