Ação decolonial do movimento indígena em torno da educação escolar indígena em Manaus-AM
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v11n1.p135Palavras-chave:
Decolonialidade, Educação, Indígena, Políticas públicasResumo
A atuação do Movimento Indígena do Amazonas vem surtindo efeito na implementação da Educação Escolar Indígena (EEI) enquanto modalidade educacional. Nesse contexto, a atuação desse Movimento destaca-se pela ação decolonial na garantia de direitos constitucionais dos indígenas, configurando-se como importantes no Amazonas. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a atuação desse Movimento, com a dimensão da decolonialidade, e as conquistas legais que culminaram com a aprovação de legislações que garantem uma educação escolar diferenciada. A metodologia se fundamenta na abordagem qualitativa, mediante triangulação envolvendo pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Na pesquisa de campo, realizou-se um percurso constituído por entrevista semiestruturada via plataformas digitais, Google Meet e WhatsApp. O trabalho evidencia que a EEI vem avançando, mas precisa superar desafios para que os indígenas tenham uma EEI diferenciada e específica como regem as legislações.
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