Vozes, performances e arquivos de saberes

Autores

  • Olindina do N. Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Priscila Cardoso de Oliveira Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v7n2.p157

Palavras-chave:

Resenha, Vozes, Performances e Saberes, Poéticas orais

Resumo

A ampliação dos estudos culturais tem estimulado cada vez mais o cruzamento de temas, promovendo uma reflexão crítica acerca do status da cultura na sociedade contemporânea. Neste cenário, a coletânea de artigos intitulada Vozes, Performances e Arquivos de Saberes, organizada por Edil Silva Costa, Frederico Augusto Garcia Fernandes e Nerivaldo Alves Araújo (Eduneb, 2018, 325 páginas), é composta por treze capítulos com temas e pontos de vista diversos, na qual as poéticas orais são o eixo comum. Em sua maioria, os textos coligidos agrupam autores e pesquisadores que compõem o Grupo de Trabalho (GT) de Literatura Oral e Popular da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística (Anpoll). Vale ressaltar que, com esse livro, o GT busca ampliar um projeto voltado aos estudos das poéticas da voz, associando-os a uma história de trabalho que vem sendo realizada há mais de três décadas de modo contundente...

[Recebido: 1 ago. 2019 – Aceito: 5 out. 2019]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olindina do N. Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Critica Cultural na Universidade do Estado da Bahia (Pós-Critica/UNEB).

Priscila Cardoso de Oliveira Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (2012). Atuou como pesquisadora, bolsista (CAPES) - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2014-2016). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC (2010-2011), com produção científica em Literatura Popular e Cinema, pesquisa vinculada ao projeto Acervo de Memória e Tradições Orais da Bahia: outras linguagens, coordenado pela Profa. Dra. Edil Silva Costa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, com estudos voltados para os seguintes temas: Cultura Popular, Poética Oral e Narrativas Populares. É Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, UNEB, Campus II. E atua como professora da educação básica na Rede Municipal de Ensino, em Catu-BA.

Referências

COSTA, Edil Silva; FERNANDES, Frederico Augusto Garcia; ARAÚJO, Nerivaldo Alves. (Org.). Vozes, performances e arquivos de saberes. Salvador: Eduneb, 2018, 325p.

Publicado

2019-12-17

Como Citar

SANTOS, O. do N.; SILVA, P. C. de O. Vozes, performances e arquivos de saberes. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 7, n. 2, p. 157–167, 2019. DOI: 10.30620/gz.v7n2.p157. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/9026. Acesso em: 8 nov. 2024.