Práticas de leitura nas aulas de Língua Inglesa

Gêneros textuais e tertúlia dialógica

Autores

  • Cristiana Porto Soares Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Silvânia Leles de Souza Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v8n1.p101

Palavras-chave:

Leitura, Gêneros textuais, Língua Inglesa, Tertúlia

Resumo

Este artigo objetiva refletir práticas vivenciadas durante o estágio acadêmico tendo como foco a diversidade de gêneros textuais nas aulas de Língua Inglesa, no município de Boquira – Bahia contribuindo para a aprendizagem de uma nova língua bem como favorecendo o desenvolvimento dos comportamentos leitor/escritor em que o aluno utilizará na leitura e compreensão de textos seja na sua língua materna ou não. Também aborda sugestão de prática de leitura a Tertúlia Literária Dialógica e como referencial teórico: Marcuschi e Dionísio que discorre sobre a importância do trabalho com os gêneros discursivos no ensino de Língua e que tal prática proporciona aos alunos reconhecer e, produzir textos que circulem frequentemente na sua vida social, pois, além do conhecimento de regras gramaticais, é necessário conhecer a funcionalidade do texto, bem como saber emprega-lo quando for confrontado por situações reais comunicativas.

[Recebido: 30 jun. 2020 – Aceito: 6 ago. 2020]

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Biografia do Autor

Cristiana Porto Soares, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2006). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Boquira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

Silvânia Leles de Souza, Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Norte do Paraná (2009). Atualmente é Professor da Prefeitura Municipal de Boquira. Tem experiência na área de Letras.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

SOARES, C. P.; SOUZA, S. L. de. Práticas de leitura nas aulas de Língua Inglesa: Gêneros textuais e tertúlia dialógica. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 8, n. 1, p. 101–125, 2020. DOI: 10.30620/gz.v8n1.p101. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/8934. Acesso em: 19 abr. 2024.