Como identificar Fake News

Ensino do Gênero Notícia através do Twitter

Autores

  • Isadora Oliveira do Nascimento Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Valdenizia da Conceição Bezerra Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Vicente Lima-Neto Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v8n1.p15

Palavras-chave:

Twitter, Gênero notícia, Fake news, Ensino

Resumo

Os variados gêneros discursivos são propagados nas redes sociais, como o Twitter,  e, muitas vezes, emprestam sua estrutura composicional para outros gêneros que se enquadram no que tem se chamado como fake news. Esta pesquisa objetiva identificar características constitutivas de fake news, à luz do remix, no perfil Falha de São Paulo, do Twitter, em comparação com o gênero notícia. Para atender a este objetivo, selecionamos um corpus de 30 tweets, no qual elencamos as características composicionais, estilísticas e conteudísticas dos gêneros que ali se manifestam. Fundamentamo-nos em Knobel e Lankshear (2008), Navas (2010), Buzato (2013), para o conceito de remix; e em Bakhtin ([1979] 2011), para o conceito de gênero discursivo. Os resultados obtidos demonstram que o ensino através das redes sociais, como o Twitter, pode proporcionar um ensino mais dinâmico e mais próximo da realidade dos alunos.

[Recebido: 29 jun. 2020 – Aceito: 8 ago. 2020]

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Biografia do Autor

Isadora Oliveira do Nascimento, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO, em associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – (UERN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Instituto Federal de Edu-cação, Ciência e Tecnologia (IFRN).

Valdenizia da Conceição Bezerra, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO, em associação entre Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN).

Vicente Lima-Neto, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutor em Linguística. Docente dos cursos de Letras da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e do Programa de Pós-graduação em Ensino – POSENSINO - em associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN).

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

NASCIMENTO, I. O. do; BEZERRA, V. da C.; LIMA-NETO, V. Como identificar Fake News: Ensino do Gênero Notícia através do Twitter. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 8, n. 1, p. 15–40, 2020. DOI: 10.30620/gz.v8n1.p15. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/8923. Acesso em: 5 nov. 2024.