Cultura e Gramática

Uma abordagem funcionalista no ensino de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v8n1.p61

Palavras-chave:

Gramática funcional, Ensino de língua portuguesa, Dialeto cuiabano

Resumo

A língua portuguesa é perpassada por inúmeras mudanças em cada contingente regional. Visto que, cada região irá alterar a língua para se aproximar da realidade em que seus falantes estão inseridos. Ademais, o fato da colonização brasileira não ter tido uma unificação étnica contribui para que a língua «brasileira» não seja homogênea. Assim, não seria equivocado entender que há uma variedade linguística no que se refere à língua portuguesa que emerge no Brasil. Afinal, mesmo com diferenças na formulação oral, é necessário que qualquer falante brasileiro seja capaz de ler um texto produzido em língua portuguesa. Desse modo, torna-se perceptível a importância da Gramática Tradicional ou Normativa para um melhor desenvolvimento comunicativo, seja na esfera oral ou escrita, entre os falantes da língua portuguesa de diferentes regiões brasileiras. Para tanto, acorar-nos-emos nas noções de Perini (1997) e Possenti (1996) acerca do funcionamento da gramática normativa em diálogo com as noções de Neves (2003) a respeito do funcionalismo e de seu uso em sala de aula.

[Recebido: 23 jun. 2020 – Aceito: 10 ago. 2020]

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Biografia do Autor

Laurianne Guimarães Mendes, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Graduada no curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Campus Iporá. Atualmente, Pós-graduanda no curso de Mestrado da Universidade Federal de Uberlândia no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

MENDES, L. G. Cultura e Gramática: Uma abordagem funcionalista no ensino de Língua Portuguesa. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 8, n. 1, p. 61–81, 2020. DOI: 10.30620/gz.v8n1.p61. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/8888. Acesso em: 5 nov. 2024.