Entre Linhas, Tesouras e Tecidos: A Tessitura da Vida

Resumo

Este artigo apresenta os processos de letramentos da Sra. Margarida de Andrade Carvalho, na costura de roupas. Parto da questão: como podemos conceituar letramento a partir das aprendizagens desta mulher? Para responder através do objetivo geral: conceituar letramento fora dos muros da escola e os objetivos específicos: conhecer suas estratégias de sobrevivência; discutir marcadores de gênero e classe; analisar questões de letramento. A metodologia será a coleta da história oral através de entrevista semiestruturada, análise e registro das memórias. Autoras e autores como Ângela Kleiman, Áurea Pereira, Ana Lúcia Souza, Magda Soares, Roxane Rojo, bell hooks, Giorgio Agamben, Michel Foucault, Brian Street, Flavia Biroli e Luis Miguel e outros dão o suporte teórico. O resultado mostra o resgate da história de vida de uma mulher com mais de 80 anos, seus letramentos e também uma discussão envolvendo relações de gênero.

 

PALAVRAS CHAVES: Letramento. Narrativa Oral. Gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Licia Maria Andrade de Carvalho Magalhães, Universidade do Estado da Bahia/UNEB
Graduada em Letras Vernáculas/UFBA; Especialista em Gramática e Texto/UNIFACS; Especialista em Gestão Escolar/UFBA; Mestranda em Crítica Cultural/UNEB. Professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino do Estado da Bahia e da Prefeitura Municipal de Camaçari. Pesquisadora das questões de gênero, sexualidades e identidades. Integrante do Núcleo de Pesquisa ENLACE.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. A potência do pensamento: ensaios e conferências. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

BANDEIRA, Lourdes Maria. Violência de gênero: a construção de um campo teórico e de investigação. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de (org.). Pensamento feminista brasileiro formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. p. 293-313.

BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis Felipe. Feminismo e Política: uma introdução. São Paulo: Boitempo, 2019.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014.

HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.

KLEIMAN, Ângela B. Preciso "ensinar" o letramento?: Não basta ensinar a ler e a escrever?. Brasília: Mec, 2005.

LUGONES, María. Colonialidade e gênero. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de (org.). Pensamento feminista hoje perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020. p. 53-83.

OTTONI, Maria Aparecida Resende; SOUSA, Gerson de; LIMA, Maria Cecília de; OLIVEIRA, Lorraine Cássia Silva de; MARTINS, Thaís Rodrigues. Narrativas de vida: a constituição identitária de idosos. Rev Ed Popular, Uberlândia, v. 10, p. 56-65, dez. 2011.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos mídias linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

PEREIRA, Áurea da Silva; MOTA, Kátia M. S. O contar de si e a representação do letramento: saberes experienciais de d. Vitória. Cientíssimo: Revista Científica da Faculdade Santíssimo Sacramento, Alagoinhas, v. 4, p. 9-29, dez. 2013.

PEREIRA, Áurea da Silva. As cartas como dispositivo biográfico: aprendizagens e empoderamento. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; DERMATINI, Zélia de Brito Fabri; GONÇALVES, Marlene (org.). Gênero, diversidade e resistência: escritas de si e experiências de empoderamento. escritas de si e experiências de empoderamento. Curitiba: Crv, 2016. p. 103-120.

PEREIRA, Áurea da Silva. Memórias de letramento de idosos: a leitura e a escrita como bens simbólicos de inclusão e/ou exclusão social. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, [S.l.], v. 9, jul. 2013. ISSN 1980-8879. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1152/990>. Acesso em: 06 out. 2019.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas/SEBRAE. 10 características do empreendedor de sucesso. 2020. Disponível em: http://ead2lms.sebrae.com.br/courses/educacaoempreendedorasebrae/cb17em/Objetos_Educacionais/htmls/infograficos/info001/caracteristicas_empreendedor.pdf. Acesso em: 03 jun. 2020.

SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramentos de Reexistência: poesia, grafite, música, dança: hip hop. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

STREET, Brian V. Letramentos Sociais: Abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Publicado
2020-07-08
Métricas
  • Visualizações do Artigo 20
  • PDF downloads: 25