Contribuições dos novos estudos do letramento para alfabetização de adultos
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v6n2.p195Palavras-chave:
Letramento, Novos Estudos do Letramento, Contribuições, Alfabetização de Jovens e AdultosResumo
O presente artigo surge da insatisfação com os resultados obtidos na alfabetização de adultos da escola pública de uma comunidade de periferia. O letramento tem sido pesquisado por muitas e diferentes teorias e teóricos por muitos anos e mais recentemente, o foco desses estudos tem se transportado da mente do indivíduo para a prática social na qual os indivíduos participam, ou seja, práticas de leitura e escrita em diferentes contextos sejam educacionais ou sociais. Este artigo se propõe a identificar as contribuições dos chamados “Novos Estudos do Letramento”, para a alfabetização de adultos. Portanto, a primeira razão que justificaria esse estudo é a necessidade de se aprofundar nos estudos sobre letramento e suas variadas nuances e identificar contribuições dessa ideologia (doravante NLS – New Literacy Studies). Esse contexto foi discutido a partir das abordagens de autores como STREET, KLEIMAN, SOARES, entre outros, que ofereceram bases valiosas para quem quer se enveredar pelos caminhos da educação da Educação pública. Os Novos Estudos do Letramento é um campo teórico que pode contribuir, através dos seus fundamentos, para a práxis pedagógica daqueles envolvidos com o ensino de Jovens e Adultos.
[Recebido: 31 out. 2017 – Aceito: 4 dez. 2018]
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