Redação Matemática
uma proposta para o desenvolvimento do raciocínio matemático
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v6n2.p181Palavras-chave:
Linguagem, Ensino de Matemática, Escrita Matemática, Resolução de ProblemasResumo
O presente artigo tem por objetivo verificar se, no ensino de Matemática, a escrita é utilizada para o desenvolvimento do raciocínio bem como na de aquisição dos conteúdos e conceitos matemáticos. E de que forma, se é utilizada, pode produzir efeitos e sentidos na compreensão da linguagem matemática. Para fundamentar a pesquisa, buscaram-se referenciais teóricos relevantes da leitura e da escrita no ensino da matemática e construiu um breve histórico dos primeiros indícios da utilização dessa ciência na antiguidade. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo por compreender atividades de investigação como um processo de percepção e explicação das relações sociais e sua dinâmica. Verificou-se que a leitura na sala de aula de Matemática é pouco utilizada e que a escrita dos conceitos e códigos matemáticos utilizados na resolução de problemas veiculados à língua portuguesa se torna indispensável.
[Recebido: 31 out. 2017 – Aceito: 4 dez. 2018]
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