Ensino de língua portuguesa e letramento
perspectivas na formação crítica e acadêmica do aluno da educação superior
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v6n2.p83Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Ensino, Letramento, Formação Crítica, Educação SuperiorResumo
Este artigo objetiva dialogar sobre a relevância do ensino da disciplina Língua Portuguesa (LP) e o processo de letramento, de maneira a apresentar como o processo educacional universitário pode favorecer tanto para a formação acadêmica – respectiva atuação profissional – quanto para a formação crítica do discente. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativa através de levantamento bibliográfico. Para construir o referencial teórico deste trabalho buscou-se respaldo nos fundamentos de alguns teóricos como: Freire (2017), Rodrigues (2014), Simões (2013), Morin (2011), Kleiman (2008), Costa (2003), Perrenoud (2002) e outros. Diante da realidade apresentada, faz-se necessário uma reflexão pedagógica no ensino de Língua Portuguesa através das práticas de letramento por ele possibilitar o estudo das práticas educativas nas modalidades orais e escritas relacionadas com toda atividade da vida social do aluno.
[Recebido: 31 out. 2017 – Aceito: 4 dez. 2018]
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