Ensino de língua portuguesa e letramento

perspectivas na formação crítica e acadêmica do aluno da educação superior

Autores

  • Jocineide Souza da Conceição Santos Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v6n2.p83

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Ensino, Letramento, Formação Crítica, Educação Superior

Resumo

Este artigo objetiva dialogar sobre a relevância do ensino da disciplina Língua Portuguesa (LP) e o processo de letramento, de maneira a apresentar como o processo educacional universitário pode favorecer tanto para a formação acadêmica – respectiva atuação profissional – quanto para a formação crítica do discente. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativa através de levantamento bibliográfico. Para construir o referencial teórico deste trabalho buscou-se respaldo nos fundamentos de alguns teóricos como: Freire (2017), Rodrigues (2014), Simões (2013), Morin (2011), Kleiman (2008), Costa (2003), Perrenoud (2002) e outros. Diante da realidade apresentada, faz-se necessário uma reflexão pedagógica no ensino de Língua Portuguesa através das práticas de letramento por ele possibilitar o estudo das práticas educativas nas modalidades orais e escritas relacionadas com toda atividade da vida social do aluno.

[Recebido: 31 out. 2017 – Aceito: 4 dez. 2018]

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Biografia do Autor

Jocineide Souza da Conceição Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2008) e Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, pela UNIASSELVI (2012), Segunda Licenciatura em Pedagogia, pela FAEL (2018). Atualmente é Servidora Técnica Universitária da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pesquisa temas da área de educação com ênfase em: estratégias inovadoras para o ensino e aprendizagem e formação docente no ensino superior e na educação básica.

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

SANTOS, J. S. da C. Ensino de língua portuguesa e letramento: perspectivas na formação crítica e acadêmica do aluno da educação superior. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 6, n. 2, p. 83–98, 2018. DOI: 10.30620/gz.v6n2.p83. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/6097. Acesso em: 22 dez. 2024.