Letramento e alfabetização na Educação de Jovens e Adultos

trocando ideias e revendo conceitos

Autores

  • Jaqueline Luzia da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v6n2.p39

Palavras-chave:

Letramento, Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos, Formação de educadores

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo promover reflexões sobre o letramento e a alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na atualidade. A análise parte do reconhecimento dos principais desafios da área da EJA no contexto atual e das possibilidades de ação dos educadores a partir da formação inicial e/ou continuada. O desenho metodológico estrutura-se a partir de uma oficina, envolvendo educadores, oferecida na I Jornada EJA – Saberes e Vivências, no ano de 2018. O artigo fundamenta-se em alguns estudos contemporâneos sobre o letramento e a alfabetização na EJA e na análise dos resultados da oficina, que foi um momento rico de troca de ideias e reflexões acerca de alguns conceitos sobre a aprendizagem da leitura e da escrita, permitindo um olhar mais atento para a formação de educadores na/para a EJA e sua necessária valorização.

[Recebido: 31 out. 2017 – Aceito: 4 dez. 2018]

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Biografia do Autor

Jaqueline Luzia da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Formada em Ciências Sociais (UFRJ), Mestre em Educação (UFRJ) e Doutora em Educação (PUC-Rio). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, membro do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada (DEIC), da área de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

SILVA, J. L. da. Letramento e alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: trocando ideias e revendo conceitos. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 6, n. 2, p. 39–68, 2018. DOI: 10.30620/gz.v6n2.p39. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/6095. Acesso em: 21 dez. 2024.