Numa dada situação
ética e crítica
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v5n1.p92Palavras-chave:
Literatura, Ensino, André Gide, Enunciação, Crítica literáriaResumo
O texto que segue é o relato pessoal sobre um curso de PósGraduação ministrado no início de 2016 na FFLC-USP, intitulado “Questões de literatura e ética”, disciplina que procurou responder a questões como: ensino, instituição, literatura, ética. Foi um espaço de experimentação de um debate não tão institucionalizado e hierárquico, esquivando-se da situação em que a voz do professor se sobrepõe a todas as outras: uma experimentação com formas de escuta, leitura coletiva e debate democrático. O relato a seguir, extremamente pessoal e que por isso foge à forma usual de um artigo científico (afinal, esse não daria conta de repercutir aquilo que foi experimentado), não está desvinculado de um debate mais amplo sobre educação e democracia; por vezes, a extrema singularidade pode ser eloquente, tanto quanto a amplitude da perspectiva generalizante.
[Recebimento: 08 ago. 2016 – 09 nov.2016]
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Referências
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