A construção da identidade-alteridade das protagonistas do filme Aimée e Jaguar
Uma análise bakhtiniana
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v4n1.p105Palavras-chave:
Identidade-alteridade, Dialogismo, Gênero social, FemininoResumo
A partir de uma investigação baseada na Análise Dialógica do Discurso (ADD) e sob uma perspectiva de gênero social, buscamos neste artigo analisar como se dá a constituição do sujeito feminino, bem como a construção de sua identidade social. Para tanto, utilizamos como objeto de análise a adaptação fílmica Aimée e Jaguar, baseada na obra da escritora alemã Érica Fischer. À luz da base teórica de Bakhtin, investigamos como se constitui a identidadealteridade das protagonistas do filme analisado. Conforme o filósofo russo, o sujeito é constituído pelo outro que também o constitui. Nesse sentido, os resultados mostraram que a identidade das personagens Lilly Wust e Felice Schragenheim vai se construindo ao longo da narrativa, a partir de suas relações privadas e públicas e dos diversos papéis assumidos por elas através da participação nas diferentes esferas da vida social.
[Recebido: 5 dez. 2016 – Aceito: 24 mar. 2016]
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Referência cinematográfica:
ROHRBACH, G.; HUTH, H.; FÄRBERBÖCK, M. Aimée e Jaguar. [Filme-vídeo]. Produção de Günter Rohrbach e Hanno Huth, direção de Max Färberböck. Adaptação da obra de Erica Fischer. Alemanha, Senator Film Produktion, 1999. DVD, 125 min.
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