Letramento literário

Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Gilmei Francisco Fleck Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Renata Zucki Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v3n2.p141

Palavras-chave:

Concepções e Práticas literárias, Estética da recepção, Leituras intertextualizadas, Letramento literário

Resumo

O presente artigo reúne reflexões acerca da pesquisa de mestrado do PROFLETRAS, vinculada ao Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), que teve como foco principal o ensino e a aprendizagem escolar da leitura literária, pelo viés do letramento literário. O objetivo deste trabalho é socializar os resultados de nossa pesquisa, a qual buscou elaborar e propor novas práticas de leitura da literatura, com vistas à constituição de uma proposta de letramento literário em uma escola pública do Município de Cascavel-PR. A pesquisa, ao ter problematizado questões que envolvem a importância da leitura literária na formação dos sujeitos, abordou, também, temáticas acerca das metodologias de ensino de literatura; especialmente para os anos iniciais do Ensino Fundamental, o qual carece, ainda, de uma abordagem mais específica para o tratamento do texto literário em sala de aula.

[Recebido: 03 out. 2015 – Aceito: 03 nov. 2015]

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Biografia do Autor

Gilmei Francisco Fleck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui Pós doutorado (2015), e Doutorado (2008) em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)/ Assis. Mestrado em Letras (2005) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)/ Assis. Especialista em Língua Espanhola e respectivas literaturas (2000) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)/Xanxerê e em Ensino de Inglês como língua estrangeira pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)/Chapecó. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literaturas hispânicas e língua espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura hispânica, literatura comparada, literatura hispano-americana e espanhola e prática educacional.

Renata Zucki, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestranda em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2015). Atualmente é professora na Secretaria Municipal de Educação de Cascavel – Paraná e na Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Alfabetização e Letramento literário, atuando principalmente nos seguintes temas: regularidades e irregularidades ortográficas, literatura infantil e infanto-juvenil, produção de texto, intertextualidade.

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Publicado

2016-04-11

Como Citar

FLECK, G. F.; ZUCKI, R. Letramento literário: Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 3, n. 2, p. 141–159, 2016. DOI: 10.30620/gz.v3n2.p141. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3312. Acesso em: 13 nov. 2024.