Letramento literário: práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental

  • Gilmei Francisco Fleck Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.
  • Renata Zucki

Resumo

Resumo: O presente artigo reúne reflexões acerca da pesquisa de mestrado do PROFLETRAS, vinculada ao Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), que teve como foco principal o ensino e a aprendizagem escolar da leitura literária, pelo viés do letramento literário. O objetivo deste trabalho é socializar os resultados de nossa pesquisa, a qual buscou elaborar e propor novas práticas de leitura da literatura, com vistas à constituição de uma proposta de letramento literário em uma escola pública do Município de Cascavel — PR. A pesquisa, ao ter problematizado questões que envolvem a importância da leitura literária na formação dos sujeitos, abordou, também, temáticas acerca das metodologias de ensino de literatura; especialmente para os anos iniciais do Ensino Fundamental, o qual carece, ainda, de uma abordagem mais específica para o tratamento do texto literário em sala de aula.

Palavras-Chave: Concepções e Práticas literárias. Estética da recepção. Leituras intertextualizadas. Letramento literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-02-14
Métricas
  • Visualizações do Artigo 507
  • PDF downloads: 1198