“O meu destino é o Acre. Aquilo é uma terra santa”: Amazônia, terra prometida?

Autores

  • Norma Sueli Semião Freitas Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v2n2.p105

Palavras-chave:

Migração, Igreja, Estado, Religiosidade

Resumo

O processo migratório de trabalhadores do nordeste do Brasil, sobremaneira do Ceará, para a região amazônica, ainda é um processo de nossa recente história social a ser mais bem compreendido. Uma boa abertura para estudar esse recrutamento de mão-de-obra para o Norte é tentar delinear as relações estabelecidas entre o binômio, Igreja Católica e Estado, a fim de entender em que medida tal articulação cumpriu papel de levantar homens/soldados para o combate numa nova frente que se abria no Brasil, o front da borracha, durante a Segunda Guerra Mundial. Portanto, busca­se analisar as razões que motivaram tantos trabalhadores a migrarem para a Amazônia, momento em que foi institucionalizada uma política da crença, uma operação sobre a fé e o imaginário social dos mobilizados, no qual indivíduos desvalidos de toda sorte poderiam projetar imagens de um lugar quase messianicamente esperado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Norma Sueli Semião Freitas, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

BENCHIMOL, Samuel. Amazônia: um pouco – antes e além depois. Manaus: Ed. Umberto Calderaro, 1977.

CASTRO, Ferreira de. A selva. São Paulo, Editora Verbo, 1972.

CUNHA, Euclides da. À margem da História. São Paulo: Cultrix, 1975.

CUNHA, Euclides da. Um paraíso perdido: reunião de ensaios amazônicos/Euclides da Cunha; seleção e coordenação de Hildon Rocha. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2000.

GUILLEN, Isabel Cristina Martins. Cidadania e Exclusão Social: a História dos Soldados da Borracha em Questão. In: Trajetos – Revista de História UFC. Dossiê: Trabalho e Migrações. v. 1, n. 2, 2002.

HÖFFLER, Angelica. Em busca das bandeiras verdes. In: HÖFFLER, Angelica et. al. Padre Cícero: mistérios da fé. Fortaleza: Museu do Ceará, 2004.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Trad. Wilma Patrícia Maas e Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006.

LACERDA, Franciane Gama. Migrantes cearenses no Pará: faces da sobrevivência (1889-1916). São Paulo: USP, 2006. Tese de Doutorado em História Social do Programa de Pós Graduação da Universidade de São Paulo, 2005.

LOPES, Régis. João de Cristo Rei: o profeta de Juazeiro. Fortaleza, SECULT, 1994.

MARQUES, Francisco Cláudio Alves. O país de São Saruê: um correlato da Cocanha medieval no sertão nordestino. Campus Catalão: Universidade Federal de Goiás, 2013.

MARTINS, José de Souza. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Hucitec, 1997.

MELLO, Alcino Teixeira de. Nordestinos na Amazônia. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1956.

MURARI, Luciana. Pelo rumo do ermo: caipiras, sertanejos e retirantes em marcha pelo Brasil. São Paulo: Proj. História, 2003.

NEVES, Frederico de Castro. Getúlio e a seca: políticas emergenciais na era Vargas. In. Revista Brasileira de História. São Paulo, ANPUH/Humanistas, v. 21, n. 40, 2001.

RAMOS, Francisco Régis Lopes. A Santa Cruz do Deserto: memórias do Caldeirão. Revista do Programa de Estudos Pós-graduados em História e do Departamento de História. PUC: São Paulo. n. 17, nov. 1998.

RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio, São Paulo: Record, 2004.

SOUZA, Carla Monteiro de; NOGUEIRA, Francisco Marcos Mendes. Notas sobre a presença nordestina em Roraima. XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social. Natal (RN), 22 a 26 de agosto de 2013.

VALCUENDE, José María (Org.). História e memórias das três fronteiras: Brasil, Peru e Bolívia. São Paulo: EDUC, 2009.

VERNE, Julio. A Jangada: 800 léguas pelo Amazonas. São Paulo: Planeta, 2003.

Fontes:

Documentário “Soldados da Borracha”. Os heróis esquecidos – Segunda Guerra Mundial. Dirigido por César Garcia Lima. Produzido pelo Modo Operante, RJ. Contemplado pelo ETNODOC, realizado entre junho-julho de 2010 no Acre.

Jornal O POVO. Fortaleza (CE), 21 de junho de 1998.

Jornal O POVO. Fortaleza (CE), 11 de maio de 1943.

Jornal Unitário. Fortaleza (CE), de 31 de março de 1943.

Livro histórico do SEMTA – Arquivo Nacional – RJ, 30 de Novembro de 1942 a 31 de maio de 1943.

SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. A Bíblia Sagrada: antigo e novo testamento. 2. ed. rev. e atualizada no Brasil. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

Publicado

2017-02-13

Como Citar

FREITAS, N. S. S. “O meu destino é o Acre. Aquilo é uma terra santa”: Amazônia, terra prometida?. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 2, n. 2, p. 105–135, 2017. DOI: 10.30620/gz.v2n2.p105. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3269. Acesso em: 25 abr. 2024.