Laboratório de formas: território e desterritorialização na publicação independente do livro

Autores

  • Francisco Gabriel Rêgo Universidade do Estado da Bahia - UNEB/FAPESB

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v2n1.p71

Palavras-chave:

Deleuze e Guattari, Literatura Contemporânea, Livros, Publicação independente

Resumo

Este artigo busca lançar um olhar para a experiência desenvolvida pelo projeto Mostra Conta Salvador, projeto de publicação focado em escritores baianos, que atuam no mercado editorial de forma independente, por meio da edição em formato livreto, lançamento e disponibilização das obras para o público. Busca-se discutir a produção literária contemporânea, por meio de novas formas de expressão do livro e do gênero literário conto. Parte-se de uma observação do livro como um objeto vinculado à comunicação de massa e suas interações, bem como para um olhar rizomático. Nesse sentido, busca-se enfatizar que o projeto em tela explora conformações do livro que se dissocia dos protocolos vigentes de produção e realização em literatura, apontando para a importância da produção literária independente, aproximando-se de outras expressividades contemporâneas que também exploram a publicação independente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Gabriel Rêgo, Universidade do Estado da Bahia - UNEB/FAPESB

Mestrando em Crítica Cultural pelo Pós-Crítica – UNEB/Campus II. É pesquisador bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Estuda Poéticas Orais e cinema. É Bacharel em Artes com área de concentração em Cinema e Vídeo pela Universidade Federal da Bahia (2011). Tem experiência como realizador de curtas metragens e como professor de audiovisual em cursos profissionalizantes. Além da realização cinematográfica, também é escritor e produtor, atuando em projetos de difusão literária e audiovisual.

Referências

ADORNO, T. W. A indústria cultural (reconsiderada). In: Theodor W. Adorno. Cohn, G (Org). São Paulo: Editora Ática, 1994.

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997. p.283-350.

DELEUZE, G., GUATTARI, F. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Coordenação da tradução Ana Lúcia de Oliveira. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

DELEUZE, G., GUATTARI, F. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Munoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DELEUZE, G., GUATTARI, F. Kafka: por uma literatura menor. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

FERREIRA, Jerusa Pires. Cultura das bordas: edição, comunicação, leitura. São Paulo: Ateliê Editorial, 2010.

SANTIAGO, Silviano. O cosmopolitismo do pobre: crítica literária e crítica cultural. Belo Horizonte: UFMG, 2004.

Publicado

2017-02-13

Como Citar

RÊGO, F. G. Laboratório de formas: território e desterritorialização na publicação independente do livro. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 2, n. 1, p. 71–83, 2017. DOI: 10.30620/gz.v2n1.p71. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3256. Acesso em: 22 nov. 2024.