A posição sujeitoaluno na redação ENEM: a escrita e seus efeitos de sentido
Resumo
Resumo: Este artigo tem por objetivo suscitar algumas reflexões sobre o processo de constituição do sujeito através da língua escrita. Pensar em escrita nos manuais de ensino é considerar o apagamento e a resistência do sujeito, bem como a literalidade e a superficialidade na produção de sentido(s). Dessa forma, ancorados na Teoria da Análise do Discurso de Linha Francesa, buscaremos um lugar de interpretação/investigação para as escritas “homogeneizadas”dos alunos, a partir dos critérios que quantificam/qualificam as competências e habilidades do Enem. Com isso, faremos um paralelo entre as políticas de ensino e as políticas voltadas ao Exame, a fim de perceber o quê é feito durante todo percurso escolar para garantir e dar seguridade a esses alunos de se marcarem na/pela língua e, portanto, constituíremse como sujeitosautores de sua escrita.
Palavras-chave: Análise do Discurso. ENEM. Escrita. Sujeito.
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