A guerra de canudos na imprensa e na literatura: Ideologia e cientificismo

Autores

  • Ester Sanches Ribeiro Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH/USP

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v1n2.p11

Palavras-chave:

Guerra de Canudos, Os Sertões, Ideo­logia, Discursos cientificistas, História da imprensa

Resumo

Este trabalho estuda a imprensa, no caso do episódio da Guerra de Canudos, no final do século XIX, com vistas a observar o processo de construção de uma realidade através de textos jornalísticos que tratam desta questão da história do Brasil. O objetivo deste estudo é entender como os discursos sobre Ca­nudos circularam nos principais jornais de São Paulo e do Rio de Janeiro e na literatura de Euclides da Cu­nha, Os Sertões. É valido frisar que havia um discurso dominante na imprensa em geral da época com a intenção de direcionar a opinião pública a representar a campanha de Canudos a partir de uma ideologia “civi­lizacional” de bases culturalistas e raciais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ester Sanches Ribeiro, Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH/USP

Mestranda em Estudos Culturais pela EACH-USP. Graduada em Letras com dupla habilitação, Português e Espanhol, pela FFLCH-USP. Experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Jornalismo, Análise do Discurso, Literatura, História do Brasil e História das Ciências no Brasil. Possui bolsa de mestrado da CAPES.

Referências

BARTELT, D. D. Sertão, República e Nação. Trad. Johannes Krestschmere Abi-Sâmara. São Paulo: Ed. USP, 2009.

BORGES, P. C. A interpretação d’Os sertões, ontem e hoje. In: José Leonardo do Nascimento (Org.). Os sertões de Euclides da Cunha: releituras e diálogos. São Paulo: Editora Unesp, 2002.

BRANDÃO, H. N. Introdução à análise do discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 1993.

CITELLI, A. Roteiro de leitura: Os sertões de Euclides da Cunha. São Paulo: Ática, 1996.

CUNHA, E. da. Os sertões: Campanha de Canudos. Rio de Janeiro: Laemmert, 1902.

DISCINI, Norma. A comunicação nos textos. São Paulo: Contexto, 2005.

EAGLETON, T. Ideologia: Uma introdução. Trad. Silvana Vieira, Luís Carlos Borges. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista: Editora Boitempo, 1997.

FACIOLI, V. Euclides da Cunha: Consórcio de ciência e arte (Canudos: O sertão em delírio). In: Beth Brait (Org.). O sertão e os Sertões. São Paulo: Arte & Ciência, 1998.

FIORIN, J. L. Linguagem e ideologia. São Paulo, Ática, 1988.

GALVÃO, W. N. No calor da hora: A Guerra de Canudos nos jornais, 4ª Expedição. São Paulo: Ática, 1977.

GALVÃO, W. N. “Os sertões” para estrangeiros. In: _______ Gatos de outro saco: ensaios críticos. São Paulo: Brasiliense, 1981.

HABERMAS, Jurgen. Mudança estrutural da esfera pública. Trad. Flávio R. Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

LIMA, N. T. HOCHMAN, G. Condenado pela raça, absolvido pela medicina: o Brasil descoberto pelo movimento sanitarista da primeira república. In: Marco Chor Maio, Ricardo Ventura Santos (Org.). Raça, ciência e sociedade. Rio de Janeiro: Fiocruz/CCBB, 1996.

MONTEIRO, J. M. As ‘raças’ indígenas no pensamento brasileiro do império In: Marco Chor Maio, Ricardo Ventura Santos (Org.). Raça, ciência e sociedade. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz/CCBB, 1996.

REALE, M. Face oculta de Euclides da Cunha. Rio de Janeiro: Topbooks, 1993.

REBECHI JUNIOR, A. A caminho dos sertões: o processo e a técnica de Euclides da Cunha na composição dos textos publicados em “O Estado de S. Paulo” durante a guerra de Canudos (1897). Dissertação de mestrado, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

SCHWARCZ, L. M. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil - 18701930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SEYFERTH, Giralda. Construindo a nação: hierarquias raciais e o papel do racismo na política de imigração e colonização. In: Marco Chor Maio, Ricardo Ventura Santos (Org.). Raça, ciência e sociedade. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz/CCBB, 1996.

SODRÉ, Werneck Nelson. História da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.

ZILLY, Berthold. Uma crítica precoce à ‘globalização’ e uma epopéia da literatura universal: Os sertões de Euclides da Cunha, cem anos depois. In: José Leonardo do Nascimento (Org.). Os sertões de Euclides da Cunha: releituras e diálogos. São Paulo: Editora Unesp, 2002.

Publicado

2017-02-13

Como Citar

RIBEIRO, E. S. A guerra de canudos na imprensa e na literatura: Ideologia e cientificismo. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 1, n. 2, p. 11–28, 2017. DOI: 10.30620/gz.v1n2.p11. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3238. Acesso em: 28 mar. 2024.