Paródia pós-moderna e rizoma: o gótico em trânsito

Autores

  • Guilherme Copati Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IF Sudeste MG
  • Adelaine LaGuardia Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v1n1.p279

Palavras-chave:

Gótico contemporâneo, Pós-modernidade, Rizoma, Paródia pós-moderna, Rebecca

Resumo

O gótico contemporâneo pode ser compreendido como um fenômeno que extrapola as fronteiras da literatura e invade outras formas de expressão artística (SPOONER, 2006). Por isso, sua dimensão de rizoma faz dele um gênero que relativiza o valor do cânone e subverte a ideia de origem que perpassa a construção da historiografia literária. Rebecca, romance de Daphne du Maurier, é tomado como ponto de partida para uma análise da transfiguração do gótico literário em outros textos e em outras mídias. Apresentando-se sob o modelo rizomático de tradição, que a concebe em sua horizontalidade e inexistência ontológica, o romance faz do uso da paródia pós-moderna e do pastiche um meio de colocar em questionamento o processo de diálogo e subversão hierárquica que a pós-modernidade estabelece com a tradição.

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Biografia do Autor

Guilherme Copati, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IF Sudeste MG

Mestrando em Letras (Teoria Literária e Crítica da Cultura), pela Universidade Federal de São João del-Rei e bolsista do PIPG/UFSJ. Atua como professor de Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Barbacena. Desenvolve pesquisa no campo da literatura gótica e das representações de gênero e sexualidade em discursos literários e culturais.

Adelaine LaGuardia, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Mestre em Inglês e doutora em Literatura Comparada, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como professora associada da Graduação em Letras e do Programa de Mestrado em Letras - Teoria Literária e Crítica da Cultura da Universidade Federal de São João del-Rei. Desenvolve pesquisa no campo da crítica feminista, dos estudos de gênero e sexualidade, e dos estudos da memória e da autobiografia.

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Publicado

2016-04-11

Como Citar

COPATI, G.; LAGUARDIA, A. Paródia pós-moderna e rizoma: o gótico em trânsito. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 1, n. 1, p. 279–302, 2016. DOI: 10.30620/gz.v1n1.p279. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2246. Acesso em: 24 dez. 2024.