Currículo crítico multicultural: a valorização do “diferente”

Autores

  • Mileide Terres de Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/Campus de Cáceres
  • Valéria Faria Cardoso Carvalho Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v1n1.p133

Palavras-chave:

Currículo, Multicultural, Indígena

Resumo

O Currículo crítico multicultural tem por objetivo valorizar todas as culturas e por meio da educação freiriana, conscientizar os educandos para uma educação libertadora através do diálogo. Assim os indígenas Rikbaktsa, situados no noroeste do estado de Mato Grosso, os quais migram para o centro urbano em busca de qualificação profissional, se deparam com um ambiente educacional que não propicia uma interação das culturas, sentindo se, muitas vezes, como seres inferiores e discriminados. Com base nas teorias de McLaren e Paulo Freire, propomos neste trabalho um Currículo crítico multicultural que possa propiciar um aprender por meio da valorização da diversidade cultural existente e em constante mudança, sobretudo pelos fatores da globalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mileide Terres de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/Campus de Cáceres

Mestranda da Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso no campus de Cáceres-MT. Licenciada em Língua Portuguesa/Inglesa e respectivas Literaturas. Bolsista CAPES, atua na área da descrição e análise de línguas indígenas, especificamente a etnia Rikbaktsa, habitantes localizados no noroeste do Mato Grosso.

Valéria Faria Cardoso Carvalho, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutora em Linguística pela UNICAMP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Indígenas, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas indígenas; sociolinguística e dialetologia; descrição e análise de línguas. Atualmente é professora do Ensino Superior da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Referências

APPLE, Michael W. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. 3. Ed. Porto Alegre: ArtMed, 2006.

ARRUDA, Rinaldo S. V. Os Rikbaktsa: mudança e tradição. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica ­ PUC/SP, 1992.

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido - sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2004.

BOTH, Sérgio José. Da aldeia à cidade - Estudantes indígenas em escolas urbanas. Orgs. Darci Secchi e Terezinha F. de Mendonça. Cuiabá: Conselho Editorial da EduUFMT, 2009.

FREIRE, Paulo. A pedagogia do oprimido. 5ed. São Paulo: Paz e Terra, 1976.

FREIRE, Paulo. Práxis da libertação. In: Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução de Kátia de Melo e Silva. 3ed. São Paulo: Moraes, 1980.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 3ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós­modernidade. 3ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1999.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. 2ed. São Paulo: Cortez, 1997.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. 2ed. São Paulo: Cortez, 1992.

NORTON, B. Identity and language learning-gender, ethnicity and educational change. Harlow: Pearson Education Limited, 2000.

REZENDE, Gerson Carlos. Fronteira cultural - A relação entre indígenas e não-­indígenas em escolas urbanas. Orgs. Darci Secchi e Terezinha F. de Mendonça. Cuiabá: Conselho Editorial da EduUFMT, 2009.

SAVIANI, Dermeval. Tendências e correntes da educação brasileira. In: Filosofia da educação brasileira. 4ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

VENERE, Mario Roberto; VELANGA, Carmen Tereza. A criança indígena e a educação infantil: as complexas relações entre a cultura e a escola na cidade. Ano 8, n.15, p. 175­191, jul./dez. Campo Grande: Tellus, 2008. Disponível em: http://neppi.org/projetos/gera_anexophp?id=1305. Acesso em: 30 Jan. 2013.

Publicado

2016-04-11

Como Citar

OLIVEIRA, M. T. de; CARVALHO, V. F. C. Currículo crítico multicultural: a valorização do “diferente”. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 1, n. 1, p. 133–146, 2016. DOI: 10.30620/gz.v1n1.p133. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2243. Acesso em: 24 dez. 2024.