Paisagens biográficas — imagens póscoloniais — retratos culturais
Resumo
As imagens quase sempre foram pensadas numa ótica históricomoderna: representações visuais de um conceito de belo e sujeito modernos. As imagens também sempre foram “vistas” a partir de estéticas hegemônicas. Diante disso, este trabalho propõe pensar as imagens de pinturas, por exemplo, a partir de uma ótica que as considera como imagens de lugares póscoloniais. Se a América Latina tem histórico de loci geoculturais colonizados, em tempos e por colônias diferentes; não divergente o estado de Mato Grosso do Sul (locus de enunciação geográfico fronteiriço de onde formulo minhas reflexões a partir das pinturas de Wega Nery, Jorapimo, Henrique Spengler e Ilton Silva) também o tem. Portanto, se penso esse locus cultural sulmatogrossense como póscolonial, não deveria apoiarme noutra epistemologia erigidas da condição de sujeitos póscoloniais para pensar as imagensconstituídas das e pelas pinturas de artistas nascidos nesse lugar?
PALAVRASCHAVE: Epistemologia. Artes Visuais. Paisagens Biográficas.
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