Paisagens biográficas – imagens pós-coloniais – retratos culturais

Autores

  • Marcos Antônio Bessa-Oliveira Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v1n1.p249

Palavras-chave:

Epistemologia, Artes Visuais, Paisagens Biográficas

Resumo

As imagens quase sempre foram pensadas numa ótica histórico-moderna: representações visuais de um conceito de belo e sujeito modernos. As imagens também sempre foram “vistas” a partir de estéticas hegemônicas. Diante disso, este trabalho propõe pensar as imagens de pinturas, por exemplo, a partir de uma ótica que as considera como imagens de lugares pós-coloniais. Se a América Latina tem histórico de loci geoculturais colonizados, em tempos e por colônias diferentes; não divergente o estado de Mato Grosso do Sul (locus de enunciação geográfico fronteiriço de onde formulo minhas reflexões a partir das pinturas de Wega Nery, Jorapimo, Henrique Spengler e Ilton Silva) também o tem. Portanto, se penso esse locus cultural sul-mato-grossense como pós-colonial, não deveria apoiarme noutra epistemologia erigidas da condição de sujeitos pós-coloniais para pensar as imagens constituídas das e pelas pinturas de artistas nascidos nesse lugar?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Bessa-Oliveira, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutorando em Artes Visuais (Fundamentos Teóricos) no Instituto de Artes da UNICAMP com a tese Paisagens Biográficas Como Retratos da Cultura Local de Mato Grosso do Sul. Mestre em Estudos de Linguagens. Coordenador do Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas. Editor-Assistente dos Cadernos de Estudos Culturais. Membro do NECC - Núcleo de Estudos Culturais Comparados.

Referências

BESSA-­OLIVEIRA, Marcos Antônio. Paragens, passagens e passeios: movimentos de geovisualocalizações das artes visuais. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011.

BESSA-­OLIVEIRA, Marcos Antônio. Ensino de Artes X Estudos Culturais: para além dos muros da escola. São Carlo, Pedro & João Editores, 2010.

BESSA­-OLIVEIRA, Marcos Antônio; NOLASCO, Edgar Cézar. (Orgs.). Artes Visuais: questões do crítico­contemporâneo nacional/local. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012.

BESSA­-OLIVEIRA, Marcos Antônio. “O sol se põe num lugar nunca antes visto: (fronteira Brasil/Paraguai/Bolívia) uma outra proposta epistemológica para as Artes Visuais”. In: NOLASCO, Edgar Cézar; GUERRA, Vânia Maria Lescano. (Orgs.). O sol se põe na fronteira: discursus, gentes e terras. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013, p. 11­36.

CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS: Estudos Culturais. V. 1, N. 1. Jan./Jun. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2009.

CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS: Literatura Comparada Hoje. V. 1, N. 2. Jul./Dez. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2009.

CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS: Crítica Contemporânea. V. 2, N. 3. Jan./Jun. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2010.

CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS: Crítica Biográfica. V. 2, N. 4. Jul./Dez. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2010.

CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS: Subalternidade. V. 3, N. 5. Jan./Jun. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2011.

CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS: Cultura Local. V. 3, N. 6. Jul./Dez. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2011.

CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS: Fronteiras Culturais. V. 4, N. 7. Jan./Jun. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2012.

CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS: Eixos Periféricos. V. 4, N. 8. Jul./Dez. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2012.

CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS: Pós­colonialidade. V. 5, N. 9. Jan./Jun.Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2013.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. de Myriam Ávila, Eliane L. de L. Reis, Gláucia R. Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007. (Humanitas).

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Trad. Claudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. Trad. Maria Beatriz Marques Nizza da Silva, Pedro Leite Lopes e Perola de Carvalho. 4ed. Sao Paulo: Perspectiva, 2009. (Estudos; 271/ dirigida por J. Guinsburg).

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Trad. Miriam Chnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2008. (Estudos; 16).

GÓMEZ, Pedro Pablo; MIGNOLO, Walter D. “Esteticas decoloniales. Sentir, pensar, hacer en Abya Yala y la gran comarca”. In: GÓMEZ MORENO, Pedro Pablo. Estéticas decoloniales [recurso electrónico] / Pedro Pablo Gómez, Walter Mignolo. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2012, p. 8­25.

HALL, Stuart. A Identidade cultural na pós-­modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. 10ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HISSA, Cássio Eduardo Viana. A mobilidade das fronteiras: inserções da geografia na crise da modernidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

HISSA, Cássio Eduardo Viana. (Org.). Saberes ambientais: desafios para o conhecimento disciplinar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

FARINA, Mauricius Martins. “A imagem encarnada. Processos poéticos em Artes Visuais”. In: Cadernos de Estudos Culturais: eixos periféricos. V. 1. N. 8. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, jan.­jun. 2012. (p. 217­230).

JORAPIMO. Imagem Gravura, s/t; Técnica: Acrílica sobre papel; Medidas: 60 x 80 cm. Disponível em: http://clebermolduras.com.br/?atr=12. Acessado em: 13 de março de 2013.

MIGNOLO, Walter D. Histórias locais/Projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Trad. Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. (Humanitas).

MIGNOLO, Walter D. “Aiesthesis decolonial - Artículo de reflexión”. In: Calle14 // volumen 4, número 4 // enero - junio de 2010. Disponível em: http://200.69.103.48/comunidad/grupos/calle14/Volumen4/Vol4/Articulos/calle14_vol4_Walter%20Mignolo.pdf. Acessado em: 25 de janeiro de 2013.

MIGNOLO, Walter D. “Primera parte: Lo Nuevo y lo decolonial”. In: GÓMEZ MORENO, Pedro Pablo. Estéticas y opción decolonial. Pedro Pablo Gómez, Walter Mignolo. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2012, p. 21­48.

MIGNOLO, Walter D.; GÓMEZ, Pedro Pablo. “Prefacio”. In: GÓMEZ MORENO, Pedro Pablo. Estéticas y opción decolonial. Pedro Pablo Gómez, Walter Mignolo. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2012, p. 11­20.

NERY, Wega. Pintura “Paisagem Imaginária”. Técnica: óleo sobre tela - Medidas: 60 x 72 cm. Assinatura: canto inferior esquerdo e dorso. Data: 1976. Disponível em: http://www.tableau.com.br. Acessado em: 15 de março de 2013.

NOLASCO, Edgar Cézar. “Crítica subalternista ao sul”. In: Cadernos de Estudos Culturais: subalternidade. V. 1. N. 5. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, jan.­jun. 2011, p. 51­65.

NOLASCO, Edgar Cézar. “Paisagens da crítica periférica”. In: Cadernos de Estudos Culturais: eixos periféricos. V. 4. N. 8. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, jul.­dez. 2012, p. 39­54.

NOLASCO, Edgar Cézar. BabelLocal: lugares das miúdas culturas. Campo Grande, MS: Life Editora, 2010.

PORTAL G1. “Cardeais foram buscar novo pontífice 'no fim do mundo', diz Papa Francisco - Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito no 2º dia de conclave. Primeiro Papa latino-americano vai suceder Bento XVI, que renunciou.” In: Mundo Sucessão De Bento XVI. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/renuncia-sucessao-papa-bento-xvi/noticia/2013/03/cardeais-foram-escolher-papa-no-fim-do-mundo-diz-francisco-i-em-bencao.html. Acessado em: 15 de março de 2013.

SILVA, Ilton. Pintura da Série Itaúna. Disponível em: http://www.iltonsilva.com.br. Acessado em: 01 de agosto de 2012.

SOUZA, Eneida Maria de. Crítica cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. (Humanitas).

SOUZA, Eneida Maria de. “Prefácio - Os não lugares teóricos”. In: HISSA, Cássio E. Viana. (Org.). Conversações: de artes e de ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, p. 9­12.

SPENGLER, Henrique. Título: “Unidade Guaicuru d'Cultura”. Autor: Henrique de Melo Spengler. Ano: 1987. Disponível em: http://www.ufgd.edu.br/galeria/exposicaomitos­na­ufgd/dsc1068.jpg/view. Acessado em: 15 de março de 2013.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar?. Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa, André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. (Babel).

Publicado

2016-04-11

Como Citar

BESSA-OLIVEIRA, M. A. Paisagens biográficas – imagens pós-coloniais – retratos culturais. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 1, n. 1, p. 249–278, 2016. DOI: 10.30620/gz.v1n1.p249. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2228. Acesso em: 24 dez. 2024.