Cultura, letramento e comunidade indígena truká primeiros estudos críticos sobre as práticas de letramento de professoras índias
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v1n1.p119Palavras-chave:
Professoras índias, Comunidade Truká, Culturas híbridasResumo
Cada vez mais a comunidade indígena está firmando a identidade através de práticas de letramento. Com a comunidade Truká não é diferente, apropriando-se da sua cultura através das histórias contadas pelos mais velhos, as professoras indígenas residentes na Ilha da Assunção, em Cabrobó - PE, no Vale do São Francisco registram as narrativas contadas pela sua gente e lançam em 2007, o livro “No Reinoda Assunção, Reina Truká”. História que explora as culturas híbridas daquele povo que vem sendo passada de geração a geração, evidenciando o quanto essa tradição cultural serve para empoderar uma sociedade que vivia à margem, bem como serviu para preservar, fortalecer e afirmar a identidade.
Downloads
Referências
CESAR, América Lúcia Silva. Lições de Abril: a construção da autoria entre os Pataxó de Coroa Vermelha. Salvador: EDUFBA, 2011.
CANCLINI, Nestor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Heloísa Pezza Cintrão, Ana Regina Lessa. 2ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. 2. ed. Trad. José Laurênio de Melo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
KLEIMAN, B. Angela. Modelos de Letramento e as Práticas de Alfabetização na Escola. In: KLEIMAN, A. B. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado Aberto, 1995.
LEVISTRAUSS, Claude. A Análise Estrutural em Linguísitica e Antropologia. In: LEVISTRAUSS, Claude. Antropologia Estrutural 1. 4 ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, s/d, p. 4570.
MALINOWSKI, Bronislaw. Uma teoria científica da cultura. Trad. José auto. 3ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.
Professoras do Povo Truká: Adriana Maria dos Santos...[et al.] - No reino da Assunção, reina Truká. Belo Horizonte: FALE/UFMG: SEDAC/MEC, 2007.124p ISBN: 9788577580279.
SANTOS, Osmar Moreira dos. Crítica Cultural: o esvaziamento do signo combinado à prática política de esvaziamento da representação no poder. Salvador: VIII ENECULT, 8 a 10 ago. 2012a.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In. RIBEIRO, Vera Masagão (Org.) Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2003.
STREET, Brian. Os novos estudos sobre o letramento: histórico e perspectivas. In: Cultura Escrita e Letramento. Org. Marildes Martinho. São Paulo, 2010.
STREET, Brian. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Revista de Filologia e Linguística Portuguesa da Universidade de São Paulo. n. 8, p. 465488, 2007.
TUNER, Vitor. Floresta de símbolos: aspectos do ritual Ndembu. Trad. Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.