Cultura, letramento e comunidade indígena truká primeiros estudos críticos sobre as práticas de letramento de professoras índias
Resumo
Cada vez mais a comunidade indígena estáfirmando a identidade através depráticas de letramento.Com a comunidade Truká não é diferente, apropriandoseda sua cultura através das históriascontadas pelos mais velhos, as professoras indígenasresidentes na Ilha da Assunção, em Cabrobó — PE, noVale do São Francisco registram as narrativas contadaspela sua gente e lançam em 2007, o livro “No Reinoda Assunção, Reina Truká”. História que explora asculturas híbridas daquele povo que vem sendo passadade geração a geração, evidenciando o quanto essatradição cultural serve para empoderar uma sociedadeque vivia à margem, bem como serviu para preservar,fortalecer e afirmar a identidade.
PalavrasChave:Professoras índias. Comunidade Truká. Culturas híbridas.
Downloads
- Visualizações do Artigo 118
- PDF downloads: 694
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.