Cosson com a palavra... Rildon José Cosson

Entrevista com Rildo Cosson

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v10n2.p247

Palavras-chave:

Entrevist, Rildo Cosson, Políticas de letramentos

Resumo

A entrevista concedida pelo professor Rildo Cosson – Professor e pesquisador relevante para as investigações sobre as Políticas de Letramentos Literários – traz uma discussão da ordem do dia no debate sobre Letramento, Literatura, ensino e Crítica Xultural. O ontem e o hoje no Ensino de Literatura; a Crítica Literária e a Crítica Cultural e suas relações. Como coloca o autor Cosson: “Todos nós precisamos da literatura, todos nós precisamos desenvolver o nosso imaginário”...

[Recebido em: 30 maio 2022 – Aceito em: 20 set. 2022]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eider Ferreira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestre em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutorando também em Crítica Cultural, pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB com Pesquisa Financiada pela PROGPESQ; Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas; Especialista em Linguística Aplicada à Educação. Graduado em Letras-Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB (2015). Atua como membro do grupo de Pesquisa GEREL-UNEB (Grupo de Estudos em Resiliência, Educação e Linguagens) desde 2013; atua como membro de Comitê de Política Cultural do Município de Teodoro Sampaio-BA; Atua como Membro do Conselho Municipal de Política Cultural do Município de Teodoro Sampaio-BA.

Nazarete Andrade Mariano, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutoranda, com a pesquisa (em andamento): O Lugar de Criação configurando outra cena na formação em letras) e Mestre (cuja pesquisa resultou a publicação de um livro: Professoras Inventoras), ambos pelo Programa de Pós Graduação em Crítica Cultural na UNEB - Campus II - na Linha II Letramento, Identidade e Formação de Educadores/as (na área de Letras/Linguística); especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (FACINTTER) e Mídias na Educação (UESB/ NTE) e graduada em Licenciatura em Letras - Português e Inglês pela UPE-Universidade Estadual de Pernambuco (Campus Petrolina-PE), campus que atua como professora assistente no Curso de Letras des 2019 com as disciplinas: Língua Portuguesa na Construção do Conhecimento e a Língua Portuguesa I. Professora concursada no Estado de Pernambuco no período de fevereiro de 2008 a novembro de 2019. Professora efetiva da Rede Estadual da BA desde de 2007 à atual, lotada na cidade de Juazeiro - BA.

Wellington Neves Vieira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorando em Crítica Cultural. Mestre em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. (2014). Especialista em Língua Inglesa pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá-FIJ. (2012) Licenciado em Letras - Português e Inglês, pela Faculdade Sete de Setembro - FASETE. (2011). É pesquisador voluntário no -UBUNTU- Núcleo de Estudos e Pesquisa Contextualizada, Aplicada à Produção de Dispositivos didáticos. Foi professor titular do Centro Universitário do Rio São Francisco- UNIRIOS. Lecionou no programa de formação de professores, plataforma Freire ( PAFOR) pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB, campus VIII, no curso de Letras, atuou como professor substituto no Curso de Letras do Centro Universitário do Vale do São Francisco-CESVASF.

Publicado

2022-12-29

Como Citar

SANTOS, E. F.; MARIANO, N. A.; VIEIRA, W. N. Cosson com a palavra... Rildon José Cosson: Entrevista com Rildo Cosson. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 10, n. 2, p. 247–268, 2022. DOI: 10.30620/gz.v10n2.p247. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/16176. Acesso em: 19 jun. 2024.